LIÇÃO 13 - AS SETE BEM-AVENTURANÇAS DO APOCALIPSE
24
DE JUNHO DE 2012
TEXTO
ÁUREO
“Bem aventurado aquele que lê, e os que ouvem as
palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o
tempo está próximo”. Ap 1.3
VERDADE
APLICADA
As bem-aventuranças do Apocalipse alcançarão a
todos os que se apropriarem de suas revelações, repreensões e promessas.
OBJETIVOS
DA LIÇÃO
Levar o aluno da EBD à
leitura assídua do Apocalipse;
Orientar que a dificuldade de
entender o Apocalipse não implica falta de espiritualidade; e
Insistir na importância da
leitura e pregação do Apocalipse para estimular a igreja à santificação e ao
serviço.
GLOSSÁRIO
Hereges: que ou quem professa
ideias contrárias às doutrinas bíblicas.
Indescritíveis: extraordinário,
assombroso.
Resplandecente: que resplandece, que
emite luz, brilhante.
Textos de Referência
Ap 14.13 Bem-aventurados
os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que
descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam.
Ap 16.15 Eis que
venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes,
para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.
Ap 19.9 Bem-aventurados
aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro.
Ap 20.6 Bem-aventurado
e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem
poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com
Ele mil anos.
Ap 22.7 Eis que
presto venho. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste
livro.
Ap 22.14 Bem-aventurados
aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham
direito à arvore da vida e possam entrar na Cidade pelas portas.
LEITURAS
COMPLEMENTARES
- Segunda feira: Sl 1.1-6
- Terça feira: Sl 32.1,2
- Quarta feira: Sl 94.12,13
- Quinta feira: Sl 119.1,2
- Sexta feira: Sl 128.1
- Sábado: Mt 5.3-12
INTRODUÇÃO
Você se lembra Sete é o número das coisas
completas, as quais nada mais se adicionam. Portanto, as sete bem-aventuranças
do Apocalipse contêm todas as bênçãos necessárias à vida cristã e, são para
você, meu querido irmão, que cheio de fé e temor de Deus, deteve todo este
trimestre no estudo deste maravilhoso livro. Vamos conhecê-las, mais de perto,
agora
1.
PRIMEIRA BEM-AVENTURANÇA
“Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as
palavras desta profecia, e guardam todas as coisas que nela estão escritas;
porque o tempo está próximo” ( Ap.1.3). Esta bênção está relacionada com a
atitude de cada pessoa para com as revelações, e admoestações, e advertências
que Jesus faz às igrejas, através do Apocalipse. É uma bênção tríplice, que
envolve ler, ouvir e guardar.
1.1. Bem-aventurados
aqueles que leem
“...Bem-aventurado”. Esta é a primeira
“Bem-aventurança” das sete que este livro encerra (1.3; 14.13; 16.15; 19.9;
20.6; 22.7,14). A escritora M. S. Novah, observa que nesta primeira
“Bem-aventurança” existe uma tríplice promessa do Senhor: “Bem-aventurado
aquele que lê (verbo no singular), e os que ouvem (plural) as palavras desta
profecia, e guardam (plural novamente) as coisas que nela (singular) estão
(plural) escritas; porque o tempo (do seu cumprimento) está próximo”. Porque
guardar o que está escrito? “Porque o tempo está próximo”. Guardar não é só
memorizar que se leu, é muito mais: é obedecer, é praticar. Provavelmente, esta
“Bem-aventurança”, se reserva aqueles (a Igreja toda) que durante a Grande
Tribulação, serão guardados por Deus do sofrimento sem precedente na história
humana. (Cf. Ap 3.10), diz o que segue: “Como guardaste a palavra da minha
paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre o
mundo, para tentar os que habitam na terra”. (Apocalipse versiculo por versiculo – Severino Pedro)
1.3
BEM-AVENTURADO AQUELE QUE LÊ. Esta é a primeira das sete
"bem-aventuranças" ou bênçãos que se acham no Apocalipse, e que são
concedidas àqueles que lêem, ouvem e obedecem às coisas nele escritas. As
outras seis bênçãos acham-se em 14.13; 16.15; 19.9; 20.6; 22.7,14 (cf. Lc
11.28). O fato de ser ordenado aos crentes guardar os mandamentos do livro de
Apocalipse indica tratar-se de um livro prático, de instruções morais, e não
simplesmente profecias do futuro. Isso quer dizer que devemos ler este livro,
não somente para compreender o plano futuro de Deus para o mundo e seu povo,
mas também para aprender e aplicar os seus grandes princípios espirituais.
Acima de tudo, tal leitura deve nos levar cada vez mais perto de Jesus Cristo,
com fé, esperança e amor. (Bíblia de
Estudos Pentecostal)
«...lêem...» Essa palavra indica «ler
em voz alta», nos cultos públicos. Poucas pessoas sabiam ler no primeiro
século de nossa era, e pouquíssimos livros havia para serem lidos.
Cada uma das sete igrejas (ver Ap 1:20) deve ter recebido uma cópia deste
livro, pois o autor tencionava que o mesmo fosse lido nelas, entre outras
«Escrituras». Desde o começo, o autor sagrado dá a entender que seu livro
tornar-se-ia parte da liturgia da igreja. Isso mostra quão
poderosas devem ter sido as visões por ele recebidas, a ponto de
conferir-lhe tão grande confiança, já que, por essa altura dos acontecimentos,
não se formara ainda o «cânon» do N.T.
Quando este
livro foi escrito, é possível que somente os livros do A.T. fossem lidos nos
cultos cristãos, como parte da liturgia. Foi ousadíssima a sugestão,
feita pelo vidente João, que este livro deveria ser lido juntamente com os
«escritos sagrados». É paradoxal que um livro que asseverava possuir tão grande
autoridade, mais do que qualquer outro livro do N.T., foi negligenciado por
mais tempo pela igreja universal, exceto na Ásia Menor, para onde foi enviado
pela primeira vez. Esse fato, entretanto, não deve diminuir em nosso conceito a
sua autoridade espiritual.
O autor
sagrado não escreveu uma profecia selada (conforme se vê
em Dn 12:9). Antes, queria que a mesma fosse bem conhecida; e pensava
que poderia ser entendida por homens honestos, que buscam a verdade. (http://www.ebdareiabranca.com/AsBemAventurancas/ABAlicao02Ajuda3.htm)
1.2. Bem-aventurados
aqueles que ouvem
«...ouvem...» Nos cultos das igrejas,
naturalmente, quando então este livro deveria ser lido como parte da leitura
das Sagradas Escrituras. Extremamente poucas seriam as pessoas que tinham
alguma cópia particular do Apocalipse. O autor sagrado, portanto,
profere uma bênção para toda a igreja, se esta usasse esta profecia.
Esta porção do
versículo certamente indica que este livro foi escrito após o ano 70 D.C., pois
nem mesmo escritos reconhecidamente «apostólicos» eram usados como literatura
eclesiástica senão depois da destruição de Jerusalém. Antes dessa época somente
o A.T. era usado com esse propósito.
«...palavras
da profecia...» Não está em foco uma «profecia» em geral, como se dava no
caso dos livros proféticos do A.T., e sim, este livro profético, o
«Apocalipse». Este livro, portanto, foi escrito a fim de «predizer» os
acontecimentos, e não apenas a fim de descrever as condições daquela época
futura. Este volume é uma «profecia» séria, e não mero livro de textos sobre
simbolismos religiosos, que visassem instruções morais.
1.3. Bem-aventurados
aqueles que guardam
"Bem-aventurados
aqueles que... guardam as coisas nela escritas...” (v. 3). Há
sete vezes, no livro, a expressão "os que guardam", ou similar,
denotando a necessidade de obediência da nossa parte aos preceitos divinos. As
sete vezes são:
1. "... e guardam as coisas nela escritas..." (1.3);
2. "... que guardar até ao fim as minhas obras..." (2.26);
3. "... guardaste a minha palavra..." (3.8);
4. "Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu
te guardarei da hora da provação..." (3.10);
5. "... os que guardam os mandamentos de Deus e têm o
testemunho de Jesus.” (12.17);
6. "... os que guardam os
mandamentos de Deus e a fé em Jesus." (14.12);
7. "... e dos que guardam as
palavras deste livro...” (22.9).
“... pois o tempo está próximo.” (v. 3). Se os acontecimentos finais
estavam tão próximos no tempo de João, que diremos nós hoje? (Daniel e Apocalipse – O panorama do futuro
– Antonio Gilberto)
«... guardam as cousas nela
escritas...» Consideremos
aqui os pontos seguintes:
1. Isso envolve
o reconhecimento de Cristo como o Alfa e o Omega, o alvo mesmo da existência,
bem como a fonte originária da própria vida; por conseguinte, estava envolvida
também a resistência ao culto do imperador, que então era imposto aos súditos
do império romano.
2. Esse
«reconhecimento», naturalmente, deve-se aplicar a todas as épocas e sob todas as
circunstâncias.
3. Também estão em foco às instruções «morais» do
livro, conforme se vê nos seus capítulos segundo e terceiro.
4. Deve-se
pensar também sobre o «retorno» de Cristo para breve, em que os crentes
precisam orientar sua vida em consonância com essa esperança.
5. Também
devem deixar-se eles «consolar» com essa esperança, a fim de serem capazes de
sofrer perseguições, que devem ser infligidas contra a igreja.
6. Também está
incluída a resistência à tentação à apostasia, devido às pressões e à malignidade de indivíduos maliciosos.
7. Os crentes também
devem tomar nota do que sucede ao mundo, pois devem preparar-se para os
horrendos acontecimentos futuros, mediante a lealdade verdadeira ao Cristo que,
finalmente, brandirá a autoridade universal e levará o mundo às condições do
milênio, desde há tanto tempo profetizadas.
O «guardar»
deve ser feito em meio a cuidados extremados, não envolvendo tanto a vigilância
que visa a «preservação». Essa é a idéia do termo grego «tereo»,
usado neste texto, conforme diz Vincent (in loc). Não obstante, os léxicos gregos
mostram que a idéia de «vigiar» ou a idéia de «guardar» são significados
legítimos deste vocábulo. A idéia central é a de «cumprir» aquilo que nos é
dado como tarefa, é a de «obedecer», de «observar», tudo o que é significado
legítimo de «tereo».
2.
SEGUNDA, TERCEIRA E QUARTA BEM-AVENTURANÇA
“Bem-aventurados os mortos que, desde agora,
morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos e
as suas obras os sigam. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas
vestes, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas. Bem-aventurados
aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro”. (Ap 14.13; 16.15;
19.9). Vamos a estas três beatitudes que encerram preciosas verdades, às quais
faremos bem em prestar atenção.
2.1. Bem-aventurados
os mortos no Senhor
“...Bem-aventurados os mortos”. No Apocalipse há sete
“bem-aventuranças”. Esta é a segunda delas (1.3; 14.13; 16.15; 19.9; 20.6;
22.7, 14). A primeira está em Ap 1.3. Ela se origina de uma palavra grega que
significa “riqueza”: no texto em foco, ela além de outros sinônimos, significa:
“ser feliz”, ser “bem-sucedido”, etc. O Senhor Jesus em o “Sermão da Montanha”
falou das “Bem-aventuranças” e dos “Bem-aventurados” (cf. Mt 5.3, 4, 5, 6, 7,
8, 9, 10, 11). No Antigo Testamento, o conceito de ser “bem-aventurados” era
apenas ser “feliz”. O Novo Testamento, porém, elevou essa palavra, dando-lhe o
sentido de “felicidade espiritual”. Com base no bem-estar espiritual.
Sim, diz o Espírito. Passagens como (Gn 24.7 e ss; ilustrada
no versículo 58: “Irás tu com este varão? Ela respondeu: Irei”; Jo 14.16; 2Ts
2.7; Ap 14.13), demonstram que, durante a Grande Tribulação, o Espírito Santo
estará “no céu”, na Corte Celestial. Isso se depreende do significado do
pensamento: “Bem-aventurados...”. Sim, diz (“o Espírito”). A “voz” é a “voz do
Espírito” e, evidentemente, foi partida diretamente “do céu”. (Apocalipse versiculo por versiculo – Severino Pedro)
14.13 BEM-AVENTURADOS OS MORTOS QUE...
MORREM NO SENHOR. Os que morrem pela fé em Cristo durante a tribulação são
especialmente abençoados. São libertos da perseguição, dos suplícios e do
tormento, e estarão com Cristo. (Bíblia
de Estudos Pentecostal)
2.2. Bem-aventurados
aqueles que vigiam
‘...como Ladrão”. Outras passagens do Novo
Testamento comparam a vinda do Senhor com a vinda de um ladrão (ver notas
expositivas sobre isso, em Ap 3.3). A idéia não é de astúcia, mas surpresa para
os que andam nas trevas (1Ts 5.4); isso sugere uma maneira secreta, repentina e
inesperada (Mt 24.43; Lc 12.39; 1Ts 5.4, 15; 2Pd 3.10; Ap 3.3; 16.15). Visto
como o ajuntamento dos reis do Oriente com a Besta é sinal da vinda de Cristo a
fim de destruir seus inimigos, os santos da tribulação são exortados a vigiar
esperando sua volta; esse deve ser o significado do pensamento na presente
passagem (cf. 1Ts 5.4).
Guarda os seus vestidos. Isso pode ser analisado de duas
maneiras: (a) A ponta para a indecência, para falta de pureza, por ter-se
entregue a devassidão, e ao pecado em qualquer sentido. Gn 3.10; (b) Indica a
nudez do espírito, ou seja, sem aquelas vestes da “imortalidade” indispensável
a todos os santos (2Co 5.8). A igreja de Laodicéia tinha sido advertida contra
pobreza e nudez espiritual, e aconselhada a comprar ‘vestidos brancos” para que
não aparecesse sua nudez espiritual naquele grande dia (Ap 3.18). Isso é uma
exortação ao zelo espiritual. (Apocalipse versiculo por
versiculo – Severino Pedro)
Bem-aventurados aqueles que vigiam e guardam as suas vestes
(Ap 16.15) – Aqueles que vivem cuidadosamente em santa piedade e retidão são as
pessoas verdadeiramente felizes. Aqueles que guardam as suas vestes puras e
incontaminadas não serão envergonhados quando o Senhor vier ou quando o Senhor
os chamar. O mundo prega que a felicidade está na prática do pecado. O glamour
do pecado reluz com grande sedução e muitos incautos caem nessa rede
traiçoeira. Mas, a verdadeira felicidade está na santidade, na pureza, na vida
de vigilância e santidade. Só os santos são verdadeiramente bem-aventurados e
felizes! (http://www.recantodasletras.com.br/letras/1529649)
2.3. Bem-aventurados
os convidados à ceia
Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das Bodas do
Cordeiro (Ap 19.9) – Somente aqueles que foram lavados no sangue do Cordeiro,
nasceram de novo, e são habitados e santificados pelo Espírito Santo entram nas
bodas do Cordeiro e celebram com ele esta festa. Aqueles que apenas mantiveram
as aparências como as cinco virgens néscias ficarão de fora deste banquete.
Aqui está em foco a felicidade da salvação e íntima e profunda comunhão com
Cristo por toda a eternidade. Aqueles que buscaram a felicidade nos banquetes
do mundo serão lançados fora para as trevas exteriores, onde haverá choro e
ranger de dentes. (http://www.recantodasletras.com.br/letras/1529649)
Ser CONVIVADO: Apocalipse 19.9 Então, me falou o
anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia
das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de
Deus.
Deus é
educado, não é intrometido como do diabo que veio “roubar, matar e destruir” (João 10.10b). As pessoas que
entrarão no céu não poderão ser intrometidos ou sem educação. Somente os
convidados poderão entrar na maior de todas as festas que será a Bodas do
Cordeiro ou o casamento de Cristo com a Igreja.
Por isso a
quarta bem-aventurança é ser CONVIDADO para esta maravilhosa festa no céu. A
Bíblia diz que haverá uma lista de convidados inscritos no Livro da Vida (Apocalipse
20.12-15).
Como posso
ser convidado para esta festa celestial?
Você
certamente não convidaria para uma festa em sua casa alguém que não conheça. Do
mesmo modo para ir na festa de Jesus precisa conhecer a Ele. Para ter seu nome
incluído neste livro você precisa aceitar Jesus como Seu Senhor e Salvador e
viver em sua presença buscando se santificar a cada dia.
Jesus Cristo
convida a “todos os que estais cansados e sobrecarregados”(Mateus 11.28)
para estar com Ele. Todos que aceitam Jesus se tornam filhos de Deus (João 1.12)
e seus nomes são inscritos no Livro da Vida (Apocalipse 3.5).
Você já aceitou o convite de
Salvação de Jesus? (http://www.esbocosermao.com/2011/08/as-sete-bem-aventurancas-do-apocalipse.html)
3.
QUINTA, SEXTA E SÉTIMA BEM-AVENTURANÇA (AP 20.6; 22.7,14)
“Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na
primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão
sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com Ele mil anos”. (Ap 20.6).
3.1. Não
receberão o dano da segunda morte
“...parte na primeira
ressurreição”. A
“Bem-aventurança” do presente versículo é aplicada à “ressurreição dos santos”.
O bem-estar espiritual, ou a felicidade dos mártires advém da primeira
ressurreição. Assim, receberam a “vida última”. O Novo Testamento, em seu
conceito geral, jamais encerra a “vida eterna” como tendo lugar apenas nesta
vida, mas ele declara que após a morte física, o ser humano continuará vivendo
na eternidade. Sobre os participantes da primeira ressurreição, podemos inferir
que finalmente eles têm sido perdoados e não aparecem no último juízo (cf. Jo
5.24). Admite-se contudo, que a inferência mencionada por último não seja tão
estranha como parece ser para alguns estudiosos da Bíblia, isto é, dos cristãos
serem “sacerdotes”, e “reis” no Milênio. Para nós, isso não estranho, pois isso
sugere que há um ministério para eles cumprirem na última dispensação: a
milenial (cf. Ez capítulo 40-48). (Apocalipse versiculo por
versiculo – Severino Pedro)
Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira
ressurreição (Ap 20.6) – O contexto deste texto revela que a primeira
ressurreição é aqui sinônimo de conversão. Converter-se a Cristo é sair da
morte para a vida, da potestade de Satanás para Deus e do reino das trevas para
o reino da luz. Pela conversão os mortos recebem vida abundante e eterna. Os
salvos são aqueles que nasceram duas vezes: física e espiritualmente e morrerão
apenas uma vez, fisicamente. Mas, aqueles que recusaram a graça nascerão apenas
uma vez: fisicamente e morrerão duas vezes: sofrerão a morte física e também a
morte eterna. Os salvos são as pessoas verdadeiramente felizes! (http://www.recantodasletras.com.br/letras/1529649)
"Primeira
ressurreição". Esta expressão
mencionada aqui, não significa que a ressurreição está começando agora, mas que
está terminando. O último grupo de salvos da primeira ressurreição são os
mártires da Grande Tribulação, mencionados no versículo 4. Eles ressuscitaram
antes do Milênio, como os últimos integrantes da primeira ressurreição. São os
rabiscos da colheita geral. A expressão "primeira ressurreição"
ocorre na Bíblia a primeira vez aqui, porque ela não estará completa sem estes
mártires da Grande Tribulação. (Daniel e
Apocalipse – O panorama do futuro – Antonio Gilberto)
3.2. Serão
sacerdotes de Deus e reinarão com Cristo
Os versículos 4 e 6 de Apocalipse
20 “Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada
autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho
de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a
besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e
viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Bem-aventurado e
santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda
morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo
e reinarão com ele os mil anos.”
Aqui diz claramente qual será a
função dos vencedores no reino milenar. Dizem os versículos sobre os vencedores
que eles “viveram e reinaram com Cristo durante mil anos (...) serão sacerdotes
de Deus e de Cristo, e reinarão com Ele os mil anos.” O apóstolo Paulo escreveu
a Timóteo dizendo-lhe como devemos proceder, a fim de reinarmos com o Senhor: “
Se perseveramos, também com Ele reinaremos; se o negamos, Ele por sua vez nos
negará” (2 Timóteo 2:12). Se hoje perseverarmos em buscar o
Senhor e Sua vontade, reinaremos com Ele na manifestação vindoura do Seu Reino
como co-reis e seremos sacerdotes de Deus e de Cristo.Aqui é importante frisar
o seguinte: não é correto afirmar que todos os cristãos serão reis e
sacerdotes no milênio, pois haverá muitos cristãos que serão disciplinados por
mil anos no choro e ranger de dentes, por não terem amadurecido na era da
igreja. Durante o milênio, somente os cristãos vencedores serão reis e
sacerdotes. Aqueles que reinarão com Cristo na manifestação do reino milenar
estão entre os que hoje vivem na realidade do reino, que é a igreja. Deus
estabeleceu em Sua Palavra que em uma cidade há apenas uma expressão de Sua
igreja, formada por todos os cristãos genuínos que ali moram e entre eles há os
que estão claros desta verdade e se posicionam como o testemunho da unidade do Corpo
de Cristo naquela cidade. Estes vivem na realidade do reino dos céus. Muito
provavelmente, na manifestação do reino, eles serão os co-reis com Cristo. (http://www.avoltadomessias.com.br/35_77.html)
3.3. Terão
direito à árvore da vida e entrarão na Cidade pelas portas (Ap 22.7, 14).
Bem-aventurado aquele que guarda as palavras a profecia deste
livro (Ap 22.7) – A bem-aventurança está diretamente ligada aqui à obediência.
Conhecer sem obedecer é acumular juízo sobre si. O conhecimento nos
responsabiliza. Mas, o conhecimento que produz obediência, que desemboca em
mudança e produz ação positiva no Reino de Deus produz grande alegria. No céu
só existirá uma categoria de pessoas: pessoas obedientes! Os rebeldes que
taparam os ouvidos à voz de Deus e desprezaram sua Palavra não terão acesso à
cidade santa, à nova Jerusalém.
Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no
sangue do Cordeiro (Ap 22.14) – Lavar as vestiduras no sangue do Cordeiro é um
termo que representa a justificação. Um outro alguém perfeito, santo, imaculado
morreu em nosso lugar e em nosso favor e levou a nossa culpa e pagou o preço da
nossa redenção. Pela justificação deixamos de ser réus e ganhamos o status de
filhos. Agora, pelo sangue de Cristo, somos membros da família de Deus. Temos,
então, o direito à árvore da vida e entraremos na cidade pelas portas. A
verdadeira bem-aventurança não está em coisas, mas em Deus; a verdadeira
felicidade está na bendita e gloriosa salvação em Cristo! (http://www.recantodasletras.com.br/letras/1529649)
Cristo anuncia sua volta para a terra
novamente muitas vezes (v. 7,12,20; 1.7; Mt 24.29-31; 25.31-46; Lc 17)
O livro termina com esta benção sobre
os homens que ouvem, lêem e guardam a verdade desta profecia (1.1-3; 22.7)
v. 14 é uma profecia que ainda não foi
cumprida, e será dada somente aos homens que obedecem a Deus e aos mandamentos
é prometida a vida eterna, e não aqueles que professam e não obedecem (v.14;
nota a, Jo 6.27) (Bíblia de Estudos Dake)
CONCLUSÃO
As sete beatitudes espalhadas pelo Apocalipse
são profecias de estímulo à resistência, ao testemunho, a pregação e a
celebração antecipada da nossa vitória em Cristo. E, “Aquele que testifica
estas coisas diz Certamente, cedo venho.”. E nós dizemos “Amém. Ora, vem,
Senhor Jesus”.
AMADOS
Chegamos ao final deste trimestre cheio de
revelações a cerca da palavra do Senhor, temas polêmicos e contundentes foram
esclarecidos através do Espírito Santo para nossas vidas, sei que existe muita
duvida a cerca do apocalipse mais somente dando continuidade ao estudo
criterioso da palavra de Deus poderemos ter uma compreensão mais completa a
certa deste livro abençoado, que foi do meu ponto de vista deixado para que a
igreja esteja preparada para a volta de Jesus que acontecerá a qualquer
momento, não venha nos pegar desprevenidos.
Já estão disponíveis
as revistas do próximo trimestre. A partir do dia 01 de julho estaremos
estudando sobre JESUS CRISTO - “O Mestre da Evangelização”. Serão 14 lições
fantásticas comentadas pelo Pastor DILMO DOS SANTOS.
Que o Espírito Santo
nos ajude a compreender os Mistérios de Deus revelados em Sua Palavra.
Deus abençoe a todos,
em Nome de Jesus!
Pr Rafael Nimer
Fontes:
Bíblia de Estudo Dake – Atos
Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD
Comentário Bíblico de Moody- Apocalipse
Apocalipse Versículo por Versículo - Severino Pedro da Silva – CPAD
Daniel e o Apocalipse – o Panoramana do Futuro – Antonio Gilberto –
CPAD
Sites visitados com estudos sobre apocalipse.
Revista: APOCALIPSE –
Editora Betel - 2º Trimestre 2012 – Lição 13.
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