Lição 04 - Nicodemos e o novo nascimento
22 de Julho de 2012
Texto Áureo
“Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer
de novo”, Jo 3.7
Importa-vos nascer de novo. Não é
simplesmente uma exigência pessoal, mas universal. A necessidade jaz na
incompetência da carne. Isto inclui o que é meramente natural e o que é
pecador – o homem nascido neste mundo vivendo a sua vida separada da graça de
Deus. A carne só pode se reproduzir como carne, e isto não podem satisfazer os
requisitos divinos (cons. Rm. 8:8). A lei da reprodução é "segundo a sua
espécie". Assim, do mesmo modo, o Espírito produz espírito, uma vida
nascida, nutrida e amadurecida pelo Espírito de Deus. Se isso significa
mistério, vamos reconhecer que na natureza também existe mistério. O vento
(pneuma, a mesma palavra usada para "Espírito") produz efeitos
notáveis quando sopra, mas sua fonte e movimentos futuros permanecem
escondidos. Assim a vida redimida mostra-se como algo verdadeiro, ainda que
desafiando a análise do homem natural (cons. I Co. 2:15). (COMENTÁRIO BÍBLICO MOODY – João)
Verdade Aplicada
A melhor maneira de impactar os eruditos com o Evangelho é
surpreendê-los como fez Jesus, apresentando o Evangelho criativamente.
Objetivos da Lição
► Mostrar a nossa responsabilidade para
com os intelectuais interessados de nossa época;
► Não permitir se impressionar com os
elogios de quem nos procura;
► Apresentar respostas que surpreendam
aqueles a quem evangelizamos.
Textos de Referência
Jo 3.1 E
havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Jo 3.2 Este
foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém
pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jo 3.4 Disse-lhe
Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a
entrar no ventre de sua mãe e nascer?
Jo 3.5 Jesus
respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e
do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.
LEITURAS
COMPLEMENTARES
- Segunda feira: Rm 8.23
- Terça feira: 1Co 15.44
- Quarta feira: Cl 3.4
- Quinta feira: Ef 5.27
- Sexta feira: Rm 3.23
- Sábado: Rm 10.10
INTRODUÇÃO
A salvação é a milagrosa transformação
espiritual, realizada na vida de todo ser humano que, pela fé, com
arrependimento de seus pecados, recebeu a Jesus Cristo como seu salvador (Ef
2.8,9; 2Co 5.17; Jo 1.12; 3.5). Jesus realiza essa regeneração espiritual (novo
nascimento) em todos aqueles que o recebem. Sendo assim, ninguém poderá viver
na plenitude do Espírito Santo, obter maturidade espiritual e dedicar-se com
êxito ao trabalho do Senhor se não experimentar o milagre da salvação esse novo
nascimento.
Como podemos dizer que uma comida é
boa sem nunca provarmos, ou como podemos dizer que uma roupa não vai servir
sendo do tamanho que usamos, sem experimentar, da mesma forma o evangelho é na
nossa vida. Como podemos dizer que somos salvos sem experimentar a regeneração
em Cristo Jesus. Somente quando mudamos nossa atitude diante de Deus é que
podemos então buscar o revestimento espiritual para fazermos a obra Dele. Muitos
dizem que querem a salvação mais não se submetem as condições que o evangelho
de Cristo nos impõe, que é tomar a cruz e segui-lo.
Já analisou
que Jesus não perguntou a Nicodemos se ele queria aceita-lo como salvador! Jesus
foi enfático “Na verdade, na verdade te digo que
aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.”
(Jo 3.5) Quer viver pleno no Espírito de Deus, busque a renovação em Cristo
Jesus, que ele tem pra te conceder. (Grifo
meu)
1.
A ilustre visita de Nicodemos
Não se sabe se a visita do ilustre homem estava
agendada com Jesus ou não, mas o que sabemos Mestre Jesus estava previamente
preparado para ela. Como veremos a seguir. Nicodemos não era qualquer pessoa de
Israel naquela época, mas um mestre entre os judeus que desfrutava de certa
popularidade. Daí a necessidade de uma visita discreta, talvez uma pesquisa no
local, para se certificar a real identidade daquele Galileu que começara a
agitar as massas com a mensagem do Reino de Deus.
1.1. O
príncipe dos fariseus
O nome Nicodemos significa
“conquistador do povo, ou vitorioso com o povo”. Ele é mencionado somente no
evangelho de João, de onde sabemos que ele era fariseu, um dos lideres dos
judeus, o que sem duvida se refere ao fato de que ele era um dos membros do
Sinédrio, o mais alto tribunal eclesiástico e civil em Israel.
Como um dos principais dos fariseus,
pertencia à fraternidade mais profundamente religiosa de todo o judaísmo. Como
líder dos judeus, integrava o supremo organismo jurídico permitido pelos romanos,
o Sinédrio, encarregado da liderança espiritual e moral da nação. Como mestre
de Israel, era um teólogo preocupado com a verdadeira compreensão e ensino da
revelação dada por Deus. (2º Trimestre
de 2002 – Evangelho de João – Lição 05 – Betel)
1.2. Um
visitante discreto
Um inquiridor secreto. “Este foi ter
de noite com Jesus”. Fala-se da covardia de Nicodemos em vir à noite. Devemos,
no entanto, dar valor ao fato de ele ter procurado a Jesus, mesmo daquele
modo. Mais tarde, foi ele quem tomou sobre si a defesa de Jesus perante o
Sinédrio (Jo 7.50,51) e ajudou a enterrar o seu corpo (Jo 19.39). Em ambos os
trechos, João volta a se referir ao fato de Nicodemos ter vindo a Jesus, da
primeira vez, à noite. Mostra, assim, que Nicodemos estava ficando mais firme
na fé, chegando a demonstrar mais devoção do que os próprios discípulos que
fugiram, quando veio ajudar a sepultar o corpo de Cristo. (http://www.ebdareiabranca.com/2012/3trimestre/licao04.html)
1.3. As
revelações de Jesus a Nicodemos
Uma alma necessitada. As palavras
iniciais de Nicodemos revelam várias emoções lutando no seu íntimo, e a
declaração repentina de Jesus (v. 3), longe de ser uma mudança de assunto, foi
uma resposta - não às palavras, mas sim ao coração de Nicodemos. Tais palavras revelam: 1) Fome
espiritual: canseira com os cultos da sinagoga, sem vida espiritual, aos quais
frequentava sem achar satisfação para a sua fome. Sente que a glória se afastou
de Israel; que há falta de visão; que o povo perece e que, por menos que
Nicodemos saiba sobre Jesus, seus ensinos lhe penetraram o coração, e ele acha
que os milagres de Jesus comprovam ser Ele Mestre vindo da parte de Deus. 2) Falta de profunda de convicção. Nicodemos
sente sua necessidade, mas procura um mestre, mais do que um Salvador. À semelhança da mulher samaritana,
quer a água da vida (Jo 4.15), mas precisa igualmente ficar sabendo que é um pecador
e que necessita ser purificado e transformado (Jo 4.16-18). 3) Certa complacência quanto à sua
própria pessoa, como se dissesse a Jesus: “Creio que foste enviado para
restaurar o reino a Israel, e vim oferecer conselhos quanto ao plano de ação e
sugerir certas operações”. Provavelmente considerava que ser israelita e filho
de Abraão eram qualificações suficientes para ser considerado membro do Reino
de Deus.
2.
O diálogo com Jesus
O dialogo entre Nicodemos e Jesus é tão
impactante que, mensagens incontáveis ao longo dos séculos tem sido pregadas e
ensinadas com base nele. Nicodemos era um especialista da Lei de Moises, um
homem muito educado e de firmeza moral, mas acima de tudo, abrigava, em seu
peito, grandes esperanças quanto ao Messias, e foi isso que o atraiu a Jesus.
2.1. As
palavras elogiosas
Um inquiridor representativo. “Rabi, bem
sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém
pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele”. O plural “sabemos” permite-nos imaginar que talvez vários líderes
religiosos, impressionados com os ensinamentos de Jesus e querendo saber mais
acerca dEle sem, no entanto, criar uma sensação
pública nem tomar partido publicamente, tivessem nomeado Nicodemos para ser uma
“comissão de inquérito” de um só membro, de modo sigiloso (cf. 12,42).
Este foi ter com Jesus, de noite, e
disse-lhe: “Rabi, sabemos que é Mestre, vindo de Deus.” Nicodemos veio falar
com Jesus na calada da noite, posto que ainda não sabia exatamente quem era
Jesus. Ele buscou e encontrou luz para a sua alma. Suas próprias convicções são
expressas pelas palavras que ele proferiu: sabemos que és Mestre vindo da parte
de Deus (Jo 3.2)és Mestre vindo da parte de Deus (Jo 3.2) (2º Trimestre de 2002 – Evangelho de João – Lição 05 – Betel)
2.2. A
admiração de Nicodemos a Jesus
Nicodemos possuía muitas qualidades,
que transpunham a de muitos de sua época. Criado nas melhores escolas, ele
acabou se tornando um proeminente cidadão. Mas, apesar de sua inteligência
aguçada, era incapaz de conhecer as maravilhas da graça de Deus pela sua própria
sabedoria (1Co 2.14-16)
Eis a frase principal do capitulo 3 de
João: “nascer de novo”. Muitos são os elementos desta expressão, que no grego
significa “nascer do alto”. Em favor da tradução do alto, podemos dizer que
isso corresponderia ao método usual de João ao descrever a obra da regeneração
espiritual como nascimento vindo de Deus (Jo 1.13; 1Jo 3.9; 4.7; 5.1,4,8) (2º Trimestre de 2002 – Evangelho de João –
Lição 05 – Betel)
2.3.
Outros momentos de Nicodemos
Nicodemos como imagem do povo, verdadeiramente
representa o estereótipo de vários tipos de pessoas da sociedade, e até mesmo,
se trouxermos para os dias atuais e para a igreja contemporânea, detectaremos
vários exemplos comportamentais:
Preservadores da auto-imagem: Nicodemos veio ter com Jesus à noite, pois por ser um fariseu, ser visto com Jesus à luz do dia implicaria em descrédito junto à seita da qual era integrante. Nicodemos estava preocupado com o que as pessoas e o grupo religioso do qual fazia parte pensariam a seu respeito. Simbolicamente podemos entender que Nicodemos era uma pessoa que vivia nas trevas e que agora encontrara a luz que é Jesus. (Jo 8.12) - Há muitas pessoas que estão mais preocupadas com o que as pessoas e a sociedade pensam a seu respeito do que com o que Deus pensa a seu respeito.
Pessoas que abrem mão de sua posição
social abrem mão de tudo por Jesus Cristo: Em João 7.50 e 51, Nicodemos ainda
preso à lei age com imparcialidade em relação à Jesus. Porém, em João 19.38 a
40, Nicodemos juntamente com José de Arimatéia, sepultam o corpo de Jesus.
Agora, diferentemente daquele encontro sorrateiro, Nicodemos mostra a sua face,
expõe-se verdadeiramente, abandona a legalidade e se joga literalmente no Rio
da graça de Deus. Agora sim, Nicodemos nasce da água e do Espírito, é gerado
nas entranhas do Deus de seus antepassados e contempla o início do
acontecimento que abalaria o planeta, a morte de Jesus e posteriormente, a sua
vitória sobre a morte.
3.
Jesus surpreendeu Nicodemos
Agora partamos mais especificamente para o lado
pratico do dialogo entre Jesus e Nicodemos, aplicando-os ao evangelismo pessoal
exemplificado pelo Mestre da evangelização. Observemos alguns pontos chaves com
os quais podemos surpreender qualquer pessoa em uma conversa.
3.1. Jesus
não se impressionou com Nicodemos
Muitos por estarem na presença de
pessoas ilustres, e ate importante, ficam todas melosas no sentido, de que elas
ignoram qual a chamada a que foi imposta.
Temem mais a posição social do
individuo, do que a chamada de Deus para sua vida de evangelista da palavra de
Deus. Jesus não ficou impressionado com a presença de Nicodemos, por ele ser um
magistrado, mestre em Israel, antes o tratou da mesma forma que trataria um
camponês ou um pescador.
Infelizmente nos dias de hoje vemos e
conhecemos casos de pessoas que diante de autoridades ou pessoas com destaque
na sociedade temem em falar do evangelho de Cristo para elas, ficam com rodeios
para chegar ao cerne da palavra “somente Jesus salva, liberta e transforma
vida”. O evangelho do Reino não significa nós aceitarmos Jesus e sim que cada
um tome sua cruz e siga os passos do Mestre.
Como vc tem se posicionado diante dos
grandes? Com medo de falar a verdade da palavra omitindo o verdadeiro
evangelho, ou inventando meio mais fáceis para os ouvintes entrarem no Reino
dos Céus? (grifo Meu)
3.2. Jesus
o surpreendeu com um fato novo
Nicodemos ficou preocupado ante a
idéia de um segundo nascimento, um homem a entrar no ventre materno, para
nascer de novo. Nicodemos não deveria ter ficado surpreendido ante um
nascimento que importasse em regeneração espiritual, que tivesse sua origem no
céu.
Nascer de novo é nascer do Espírito. E
ser nova criatura em Cristo Jesus: “E, assim, se alguém esta em Cristo, é nova
criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2Co 5.17).
O novo nascimento é uma transformação espiritual e moral operada pelo Espírito
Santo: “não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua
misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do
Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo,
nosso Salvador” (Tt 3.5,6). É essa transformação que dá força para o crente
mudar de vida; de costumes e conduta, dando preferência à pessoa de nosso
Senhor Jesus Cristo; “Então, lhe falou Pedro: Eis que nós tudo deixamos e te
seguimos; que será, pois, de nós? Jesus lhes respondeu: Em verdade vos digo que
vós, os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar
no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as
doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou
irmãs, ou pai, ou mãe ou mulher, ou filhos, ou campos, por causa do meu nome,
receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna” (Mt 19.27-29) (2º Trimestre de 2002 – Evangelho de João –
Lição 05 – Betel)
3.3. Jesus
fez revelações profundas
Jesus, em vez de responder as meras
palavras de Nicodemos, fez o que era muito mais importante, ele satisfez os
profundos anelos de sua alma. Jesus conhecia o que estava no coração de
Nicodemos, como conhece plenamente a todos os homens. Nicodemos julgava que ele
tão somente precisava de quem o instrui-se, pois era um homem de moral,
religioso, e bem intencionado. Ele tinha a mesma opinião dos judeus, e
naturalmente, pensava também que a entrada no Reino de Deus dependia apenas dos
méritos da pessoa de ser descendente
natural de Abraão.
Jesus não deu importância as suas
frases elogiosas, mas logo lhe ensinou que a entrada no Reino de Deus não se
consegue só por se tornar membro duma organização. A entrada no Reino de Deus
depende duma transformação espiritual, ele precisava “nascer de novo” ou “de
cima”. A vida que vem de cima, de Deus, é a primeira necessidade do homem. Essa
vida vem de outra fonte, de fora do homem, sim vem de Jesus, que veio do céu. (grifo meu)
CONCLUSÃO
O novo nascimento é a porta de entrada do Reino.
Ele representa a renovação interior realizada pelo Espírito Santo, que ocorre
quando a pessoa se torna cristã. A pessoa recebe perdão de seus pecados
mediante sua fé em Jesus e nasce de novo para uma vida caracterizada por fé,
amor e esperança. Assim como Nicodemos, muitos ainda não sabem disso.
Visto que a glorificação é um processo
eterno, que vai aumentando sempre em poder e glória, é impossível imaginar-se
qualquer estagnação no desenvolvimento espiritual da alma que obteve a imagem
de Cristo. Os regenerados passarão de um estagio a outro de gloria, por toda a
eternidade (2Co 3.18). Assim sendo, os homens podem nascer de novo agora, como
convertidos e santificados; mas isto é o começo da grande experiência do novo
nascimento. (2º Trimestre de 2002 –
Evangelho de João – Lição 05 – Betel)
Fontes:
Bíblia de Estudos Dake
COMENTÁRIO BÍBLICO MOODY – João
Revista: JESUS CRISTO– Editora Betel - 3º Trimestre 2012 –
Lição 04
Nada disso,isso é a confirmação da reencarnação para a melhoria espiritual.,trabalhamos nossos defeitos por muitas encarnações para podemos caminhar para a perfeição juntos de Jesus que é nosso guia e exemplo de evolução espiritual.
ResponderExcluirmeu querido, Jesus aqui é bem categórico, que o novo nascimento não é da carne e sangue, mais do espirito, não vê que Nicodemos questionou se ele deveria tornar a nascer novamente? e Jesus rebateu ele justamente porque isso não é permitido ao ser humano. "Jo 3.5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus."
Excluira palavra de Deus é clara ao dizer "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo," Hebreus 9:27 não distorça a palavra do Eterno. somente em Jesus há salvação, quer passar a eternidade sem Deus é viver essa vida de enganação que é esta doutrina do espiritismo.
"Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti." Deuteronômio 18:10-12
"Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?" Isaías 8:19
"Porquanto os que estão entre os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem mais nada; não haverá recompensa para eles nem mesmo lembranças restarão acerca de suas pessoas. Assim, o amor, o ódio e a inveja há muito os deixaram; nunca mais terão parte em nada do que se passe debaixo do sol." Ec 9.5,6