Lição 04 - Nicodemos e o novo nascimento



22 de Julho de 2012

Texto Áureo

“Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo”, Jo 3.7
 Importa-vos nascer de novo. Não é simplesmente uma exigência pessoal, mas universal. A necessidade jaz na incompetência da carne. Isto inclui o que é meramente natural e o que é pecador – o homem nascido neste mundo vivendo a sua vida separada da graça de Deus. A carne só pode se reproduzir como carne, e isto não podem satisfazer os requisitos divinos (cons. Rm. 8:8). A lei da reprodução é "segundo a sua espécie". Assim, do mesmo modo, o Espírito produz espírito, uma vida nascida, nutrida e amadurecida pelo Espírito de Deus. Se isso significa mistério, vamos reconhecer que na natureza também existe mistério. O vento (pneuma, a mesma palavra usada para "Espírito") produz efeitos notáveis quando sopra, mas sua fonte e movimentos futuros permanecem escondidos. Assim a vida redimida mostra-se como algo verdadeiro, ainda que desafiando a análise do homem natural (cons. I Co. 2:15). (COMENTÁRIO BÍBLICO MOODY – João)

Verdade Aplicada

A melhor maneira de impactar os eruditos com o Evangelho é surpreendê-los como fez Jesus, apresentando o Evangelho criativamente.

Objetivos da Lição

      Mostrar a nossa responsabi­lidade para com os intelectuais interessados de nossa época;
      Não permitir se impressionar com os elogios de quem nos procura;
      Apresentar respostas que surpreendam aqueles a quem evangelizamos.

Textos de Referência

Jo 3.1        E havia entre os fari­seus um homem chamado Ni­codemos, príncipe dos judeus.
Jo 3.2        Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque nin­guém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jo 3.4        Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nas­cer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?
Jo 3.5        Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.

LEITURAS COMPLEMENTARES
  • Segunda feira: Rm 8.23
  • Terça feira:  1Co 15.44
  • Quarta feira: Cl 3.4
  • Quinta feira: Ef 5.27
  • Sexta feira:  Rm 3.23
  • Sábado: Rm 10.10

INTRODUÇÃO
A salvação é a milagrosa transformação espiritual, realizada na vida de todo ser humano que, pela fé, com arrependimento de seus pecados, recebeu a Jesus Cristo como seu salvador (Ef 2.8,9; 2Co 5.17; Jo 1.12; 3.5). Jesus realiza essa regeneração espiritual (novo nascimento) em todos aqueles que o recebem. Sendo assim, ninguém poderá viver na plenitude do Espírito Santo, obter maturidade espiritual e dedicar-se com êxito ao trabalho do Senhor se não experimentar o milagre da salvação esse novo nascimento.
Como podemos dizer que uma comida é boa sem nunca provarmos, ou como podemos dizer que uma roupa não vai servir sendo do tamanho que usamos, sem experimentar, da mesma forma o evangelho é na nossa vida. Como podemos dizer que somos salvos sem experimentar a regeneração em Cristo Jesus. Somente quando mudamos nossa atitude diante de Deus é que podemos então buscar o revestimento espiritual para fazermos a obra Dele. Muitos dizem que querem a salvação mais não se submetem as condições que o evangelho de Cristo nos impõe, que é tomar a cruz e segui-lo.
Já analisou que Jesus não perguntou a Nicodemos se ele queria aceita-lo como salvador! Jesus foi enfático “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.” (Jo 3.5) Quer viver pleno no Espírito de Deus, busque a renovação em Cristo Jesus, que ele tem pra te conceder. (Grifo meu)

1. A ilustre visita de Nicodemos
Não se sabe se a visita do ilustre homem estava agendada com Jesus ou não, mas o que sabemos Mestre Jesus estava previamente preparado para ela. Como veremos a seguir. Nicodemos não era qualquer pessoa de Israel naquela época, mas um mestre entre os judeus que desfrutava de certa popularidade. Daí a necessidade de uma visita discreta, talvez uma pesquisa no local, para se certificar a real identidade daquele Galileu que começara a agitar as massas com a mensagem do Reino de Deus.

1.1. O príncipe dos fariseus
O nome Nicodemos significa “conquistador do povo, ou vitorioso com o povo”. Ele é mencionado somente no evangelho de João, de onde sabemos que ele era fariseu, um dos lideres dos judeus, o que sem duvida se refere ao fato de que ele era um dos membros do Sinédrio, o mais alto tribunal eclesiástico e civil em Israel.
Como um dos principais dos fariseus, pertencia à fraternidade mais profundamente religiosa de todo o judaísmo. Como líder dos judeus, integrava o supremo organismo jurídico permitido pelos romanos, o Sinédrio, encarregado da liderança espiritual e moral da nação. Como mestre de Israel, era um teólogo preocupado com a verdadeira compreensão e ensino da revelação dada por Deus. (2º Trimestre de 2002 – Evangelho de João – Lição 05 – Betel)

1.2. Um visitante discreto
Um inquiridor secreto. “Este foi ter de noite com Jesus”. Fala-se da covardia de Nicodemos em vir à noite. Devemos, no entanto, dar valor ao fato de ele ter procura­do a Jesus, mesmo daquele modo. Mais tarde, foi ele quem tomou sobre si a defesa de Jesus perante o Sinédrio (Jo 7.50,51) e ajudou a enterrar o seu corpo (Jo 19.39). Em ambos os trechos, João volta a se referir ao fato de Nicodemos ter vindo a Jesus, da primeira vez, à noite. Mostra, assim, que Nicodemos estava ficando mais firme na fé, chegando a demonstrar mais devoção do que os próprios discípulos que fugiram, quando veio ajudar a se­pultar o corpo de Cristo. (http://www.ebdareiabranca.com/2012/3trimestre/licao04.html)

1.3. As revelações de Jesus a Nicodemos
Uma alma necessitada. As palavras iniciais de Nicodemos revelam várias emoções lutando no seu íntimo, e a declaração repentina de Jesus (v. 3), longe de ser uma mudança de assunto, foi uma resposta - não às palavras, mas sim ao coração de Nicodemos. Tais palavras revelam: 1) Fome espiritual: canseira com os cultos da sinagoga, sem vida espiritual, aos quais frequentava sem achar satisfação para a sua fome. Sente que a glória se afastou de Israel; que há falta de visão; que o povo perece e que, por menos que Nicodemos saiba sobre Jesus, seus ensinos lhe penetraram o coração, e ele acha que os milagres de Jesus comprovam ser Ele Mestre vindo da parte de Deus. 2) Falta de profunda de convicção. Nicodemos sente sua necessidade, mas procura um mestre, mais do que um Salvador. À semelhança da mulher samaritana, quer a água da vida (Jo 4.15), mas precisa igualmente ficar sabendo que é um pe­cador e que necessita ser purificado e transformado (Jo 4.16-18). 3) Certa complacência quanto à sua própria pessoa, como se dissesse a Jesus: “Creio que foste enviado para restaurar o reino a Israel, e vim oferecer conselhos quanto ao plano de ação e sugerir certas operações”. Provavelmente considerava que ser israelita e filho de Abraão eram qua­lificações suficientes para ser considerado membro do Reino de Deus.

2. O diálogo com Jesus
O dialogo entre Nicodemos e Jesus é tão impactante que, mensagens incontáveis ao longo dos séculos tem sido pregadas e ensinadas com base nele. Nicodemos era um especialista da Lei de Moises, um homem muito educado e de firmeza moral, mas acima de tudo, abrigava, em seu peito, grandes esperanças quanto ao Messias, e foi isso que o atraiu a Jesus.

2.1. As palavras elogiosas
Um inquiridor representativo. “Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele”. O plu­ral “sabemos” permite-nos imaginar que talvez vários líde­res religiosos, impressionados com os ensinamentos de Jesus e querendo saber mais acerca dEle sem, no entanto, criar uma sensação pública nem tomar partido publicamente, tivessem nomeado Nicodemos para ser uma “comissão de inquérito” de um só membro, de modo sigiloso (cf. 12,42).

Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: “Rabi, sabemos que é Mestre, vindo de Deus.” Nicodemos veio falar com Jesus na calada da noite, posto que ainda não sabia exatamente quem era Jesus. Ele buscou e encontrou luz para a sua alma. Suas próprias convicções são expressas pelas palavras que ele proferiu: sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus (Jo 3.2)és Mestre vindo da parte de Deus (Jo 3.2) (2º Trimestre de 2002 – Evangelho de João – Lição 05 – Betel)

2.2. A admiração de Nicodemos a Jesus
Nicodemos possuía muitas qualidades, que transpunham a de muitos de sua época. Criado nas melhores escolas, ele acabou se tornando um proeminente cidadão. Mas, apesar de sua inteligência aguçada, era incapaz de conhecer as maravilhas da graça de Deus pela sua própria sabedoria (1Co 2.14-16)
Eis a frase principal do capitulo 3 de João: “nascer de novo”. Muitos são os elementos desta expressão, que no grego significa “nascer do alto”. Em favor da tradução do alto, podemos dizer que isso corresponderia ao método usual de João ao descrever a obra da regeneração espiritual como nascimento vindo de Deus (Jo 1.13; 1Jo 3.9; 4.7; 5.1,4,8) (2º Trimestre de 2002 – Evangelho de João – Lição 05 – Betel)

2.3. Outros momentos de Nicodemos
Nicodemos como imagem do povo, verdadeiramente representa o estereótipo de vários tipos de pessoas da sociedade, e até mesmo, se trouxermos para os dias atuais e para a igreja contemporânea, detectaremos vários exemplos comportamentais:

Preservadores da auto-imagem: Nicodemos veio ter com Jesus à noite, pois por ser um fariseu, ser visto com Jesus à luz do dia implicaria em descrédito junto à seita da qual era integrante. Nicodemos estava preocupado com o que as pessoas e o grupo religioso do qual fazia parte pensariam a seu respeito. Simbolicamente podemos entender que Nicodemos era uma pessoa que vivia nas trevas e que agora encontrara a luz que é Jesus. (Jo 8.12) - Há muitas pessoas que estão mais preocupadas com o que as pessoas e a sociedade pensam a seu respeito do que com o que Deus pensa a seu respeito.
Pessoas que abrem mão de sua posição social abrem mão de tudo por Jesus Cristo: Em João 7.50 e 51, Nicodemos ainda preso à lei age com imparcialidade em relação à Jesus. Porém, em João 19.38 a 40, Nicodemos juntamente com José de Arimatéia, sepultam o corpo de Jesus. Agora, diferentemente daquele encontro sorrateiro, Nicodemos mostra a sua face, expõe-se verdadeiramente, abandona a legalidade e se joga literalmente no Rio da graça de Deus. Agora sim, Nicodemos nasce da água e do Espírito, é gerado nas entranhas do Deus de seus antepassados e contempla o início do acontecimento que abalaria o planeta, a morte de Jesus e posteriormente, a sua vitória sobre a morte.

3. Jesus surpreendeu Nicodemos
Agora partamos mais especificamente para o lado pratico do dialogo entre Jesus e Nicodemos, aplicando-os ao evangelismo pessoal exemplificado pelo Mestre da evangelização. Observemos alguns pontos chaves com os quais podemos surpreender qualquer pessoa em uma conversa.

3.1. Jesus não se impressionou com Nicodemos
Muitos por estarem na presença de pessoas ilustres, e ate importante, ficam todas melosas no sentido, de que elas ignoram qual a chamada a que foi imposta.
Temem mais a posição social do individuo, do que a chamada de Deus para sua vida de evangelista da palavra de Deus. Jesus não ficou impressionado com a presença de Nicodemos, por ele ser um magistrado, mestre em Israel, antes o tratou da mesma forma que trataria um camponês ou um pescador.
Infelizmente nos dias de hoje vemos e conhecemos casos de pessoas que diante de autoridades ou pessoas com destaque na sociedade temem em falar do evangelho de Cristo para elas, ficam com rodeios para chegar ao cerne da palavra “somente Jesus salva, liberta e transforma vida”. O evangelho do Reino não significa nós aceitarmos Jesus e sim que cada um tome sua cruz e siga os passos do Mestre.
Como vc tem se posicionado diante dos grandes? Com medo de falar a verdade da palavra omitindo o verdadeiro evangelho, ou inventando meio mais fáceis para os ouvintes entrarem no Reino dos Céus? (grifo Meu)

3.2. Jesus o surpreendeu com um fato novo
Nicodemos ficou preocupado ante a idéia de um segundo nascimento, um homem a entrar no ventre materno, para nascer de novo. Nicodemos não deveria ter ficado surpreendido ante um nascimento que importasse em regeneração espiritual, que tivesse sua origem no céu.
Nascer de novo é nascer do Espírito. E ser nova criatura em Cristo Jesus: “E, assim, se alguém esta em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2Co 5.17). O novo nascimento é uma transformação espiritual e moral operada pelo Espírito Santo: “não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador” (Tt 3.5,6). É essa transformação que dá força para o crente mudar de vida; de costumes e conduta, dando preferência à pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo; “Então, lhe falou Pedro: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos; que será, pois, de nós? Jesus lhes respondeu: Em verdade vos digo que vós, os que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe ou mulher, ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna” (Mt 19.27-29) (2º Trimestre de 2002 – Evangelho de João – Lição 05 – Betel)

3.3. Jesus fez revelações profundas
Jesus, em vez de responder as meras palavras de Nicodemos, fez o que era muito mais importante, ele satisfez os profundos anelos de sua alma. Jesus conhecia o que estava no coração de Nicodemos, como conhece plenamente a todos os homens. Nicodemos julgava que ele tão somente precisava de quem o instrui-se, pois era um homem de moral, religioso, e bem intencionado. Ele tinha a mesma opinião dos judeus, e naturalmente, pensava também que a entrada no Reino de Deus dependia apenas dos méritos da pessoa  de ser descendente natural de Abraão.
Jesus não deu importância as suas frases elogiosas, mas logo lhe ensinou que a entrada no Reino de Deus não se consegue só por se tornar membro duma organização. A entrada no Reino de Deus depende duma transformação espiritual, ele precisava “nascer de novo” ou “de cima”. A vida que vem de cima, de Deus, é a primeira necessidade do homem. Essa vida vem de outra fonte, de fora do homem, sim vem de Jesus, que veio do céu. (grifo meu)

CONCLUSÃO
O novo nascimento é a porta de entrada do Reino. Ele representa a renovação interior realizada pelo Espírito Santo, que ocorre quando a pessoa se torna cristã. A pessoa recebe perdão de seus pecados mediante sua fé em Jesus e nasce de novo para uma vida caracterizada por fé, amor e esperança. Assim como Nicodemos, muitos ainda não sabem disso.
Visto que a glorificação é um processo eterno, que vai aumentando sempre em poder e glória, é impossível imaginar-se qualquer estagnação no desenvolvimento espiritual da alma que obteve a imagem de Cristo. Os regenerados passarão de um estagio a outro de gloria, por toda a eternidade (2Co 3.18). Assim sendo, os homens podem nascer de novo agora, como convertidos e santificados; mas isto é o começo da grande experiência do novo nascimento. (2º Trimestre de 2002 – Evangelho de João – Lição 05 – Betel)



Fontes:
Bíblia de Estudos Dake
COMENTÁRIO BÍBLICO MOODY – João
Revista: JESUS CRISTO– Editora Betel - 3º Trimestre 2012 – Lição 04

Comentários

  1. Nada disso,isso é a confirmação da reencarnação para a melhoria espiritual.,trabalhamos nossos defeitos por muitas encarnações para podemos caminhar para a perfeição juntos de Jesus que é nosso guia e exemplo de evolução espiritual.

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    1. meu querido, Jesus aqui é bem categórico, que o novo nascimento não é da carne e sangue, mais do espirito, não vê que Nicodemos questionou se ele deveria tornar a nascer novamente? e Jesus rebateu ele justamente porque isso não é permitido ao ser humano. "Jo 3.5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus."
      a palavra de Deus é clara ao dizer "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo," Hebreus 9:27 não distorça a palavra do Eterno. somente em Jesus há salvação, quer passar a eternidade sem Deus é viver essa vida de enganação que é esta doutrina do espiritismo.
      "Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
      Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
      Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti." Deuteronômio 18:10-12
      "Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?" Isaías 8:19
      "Porquanto os que estão entre os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem mais nada; não haverá recompensa para eles nem mesmo lembranças restarão acerca de suas pessoas. Assim, o amor, o ódio e a inveja há muito os deixaram; nunca mais terão parte em nada do que se passe debaixo do sol." Ec 9.5,6

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