“JACÓ ABENÇOA OS FILHOS DE JOSÉ”


LIÇÃO 12 – 18 DE MARÇO DE 2012


TEXTO ÁUREO
“Mas Israel estendeu a sua mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, ainda que era o menor, e a sua esquerda sobre a cabeça de Manassés, dirigindo as suas mãos avisadamente, ainda que Manassés era o primogênito”. Gn 48.14

VERDADE APLICADA
Se vemos a mão de Deus em todas as coisas, devemos deixar nas mãos de Deus todas as coisas.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Mostrar as promessas de Deus fortalece os seus filhos;
Ensinar a depender de Deus;  e
Apresentar os pais abençoando os filhos.

GLOSSÁRIO
Inescrutável: Que não se pode escrutar; insondável; impenetrável;
Dramático: Que comove ou emociona, que é grave, terrível; e
Obscurecidos: Pouca luz, ou nenhuma.

LEITURAS COMPLEMENTARES
  • Segunda feira: 1Rs 2.1-3
E aproximaram-se os dias da morte de Davi e deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo: Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem.
E guarda a observância do SENHOR, teu Deus, para andares nos seus caminhos e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na Lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres, para onde quer que te voltares.
  • Terça feira: Gn 48.13-15
E tomou José a ambos, a Efraim na sua mão direita, à esquerda de Israel, e a Manassés na sua mão esquerda, à direita de Israel, e fê-los chegar a ele.
Mas Israel estendeu a sua mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, ainda que era o menor, e a sua esquerda sobre a cabeça de Manassés, dirigindo as suas mãos avisadamente, ainda que Manassés era o primogênito.
E abençoou a José e disse: O Deus, em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que me sustentou, desde que eu nasci até este dia,
  • Quarta feira: Gn 9.25-27
E disse: Maldito seja sCanaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.
E disse: Bendito seja o SENHOR, Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
  • Quinta feira: Ef 6.1-4
Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.
  • Sexta feira: Gn 48.20-22
Assim, os abençoou naquele dia, dizendo: Em ti Israel abençoará, dizendo: Deus te ponha como a Efraim e como a Manassés. E pôs a Efraim diante de Manassés.
Depois, disse Israel a José: Eis que eu morro, mas Deus será convosco e vos fará tornar à terra de vossos pais.
E eu te tenho dado a ti um pedaço de terra mais que a teus irmãos, o qual tomei com a minha espada e com o meu arco da mão dos amorreus.
  • Sábado:  2Co 12.14
Eis aqui estou pronto para, pela terceira vez, ir ter convosco e não vos serei pesado; pois que não busco o que é vosso, mas, sim, a vós; porque não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais, para os filhos.

INTRODUÇÃO
Os muitos episódios da vida de Jacó revelam que Deus continuava sendo o Senhor da história. Nada fugiu do seu domínio; governos e poderes estavam nas suas mãos. Nesta lição, há provas de que quando Deus intervém na história da humanidade homens e mulheres podem ser abençoados de forma imensurável.
Podemos ver isto através dos grandes homens e mulheres que se levantaram para realizar a obra do Senhor, na historia de Jose guiando ele ate o governo de toda terra do mundo então, livrando o pequeno Moises da morte para se tornar o libertador de Israel, de Davi ungido Rei de Israel, quando o rei Saul se distanciou de Deus não obedecendo suas ordens, a obedecendo suas ordens, usando a Juiza Debora e Jael esposa de Heber para guerrearem e matarem Sisera com uma estaca na fronte. Entre outros. E hoje ele pode usar você também basta que esteja no centro da vontade de Deus.

1. JACÓ E A BÊNÇÃO DE DEUS (GN 48.3-13)
A Bíblia diz que, algum tempo depois, disseram a José que seu pai estava doente. Então José foi visitá-lo, levando consigo seus dois filhos, Efraim e Manassés. Ao saber que eles estavam chegando, Jacó no seu leito, após um esforço sobre humano conseguiu sentar na cama. Em seguida, disse a José que Deus o Todo-Poderoso havia aparecido a ele na cidade de Luz (Betel), e que o teria abençoado.

1.1.  Deus, o Todo-Poderoso (Gn 48.3)
Deus se manifesta novamente a Jacó quando este estava em Betel (35.11), a aliança abraâmica foi novamente renovada com Jacó (28.13-15; 32.9,12; 35.11,12) Heb. El-Shaddai= o Todo-abundante ou Todo-suficiente, um titulo em acordo com a promessa de uma nação unificada ou uma companhia das nações, referindo-se à união das distintas tribos de Israel.

1.2.Jacó abençoa os filhos de José (Gn 48.13)
José trouxe seus dois filhos para que recebessem a bênção de seu pai. Ele arranjou seus filhos de tal forma que a mão direita ficasse sobre Manassés, o filho mais velho, e sua mão esquerda sobre Efraim. Mas, embora Jacó fosse velho e quase cego, deliberadamente corrigiu a posição, colocando sua mão direita  sobre a cabeça do mais jovem e a esquerda sobre Manassés.
O livro aos Hebreus aponta o ato de Jacó, ao abençoar Efraim e Manassés, como uma evidência suprema da sua fé resoluta em Deus (Hb 11.21).

1.3.A segurança de Jacó
Quando José tentou mudar a posição das mãos de seu pai para que Manassés recebesse a bênção principal (de acordo com o costume), foi informado de que era Efraim mesmo que estava destinado a recebê-la (v. 19). A solene bênção do patriarca pronunciada sobre os filhos de José foi tão certa como um testamento. Nela Jacó incluiu uma predição do futuro destaque de cada um dos rapazes, mas o desenvolvimento e eficiência de Efraim sobrepujaria de muito a de Manassés.
O SEU IRMÃO MENOR SERÁ MAIOR QUE ELE. Note-se que em diversas ocasiões na história do AT, Deus escolheu o filho mais novo em vez do mais velho. Escolheu Isaque em vez de Ismael (21.12), Jacó em vez de Esaú (25.23), José em vez de Rúben (vv. 21,22; 49.3,4), Efraim em vez de Manassés (vv. 14-20), Gideão em vez dos irmãos dele (Jz 6.11-16) e Davi em vez dos irmãos dele (1 Sm 16). Isso evidencia o fato de que ter primazia entre os seres humanos não significa ter primazia com Deus. Deus escolhe as pessoas à base da sinceridade, pureza e amor, e não da sua posição na família (ver Mt 19.30 nota; 20.26 nota; 1 Co 1.27,28; Tg 2.5).

2. A NOVA ESPIRITUALIDADE DE JACÓ
Seria muito natural que José colocasse a direita de seu pai o seu filho mais velho, Manassés, para que o abençoasse com a benção maior; e Efraim a sua esquerda para que recebesse a benção menor, pois era o filho mais novo. Mas, conscientemente, e por sua própria vontade, Jacó cruzou os braços para que Efraim fosse abençoado.

2.1. A atitude de Jacó
A atitude de Jaco foi de quem sabia o que estava fazendo quando seus netos vieram a ele para ser abençoados, não estava como Isaque sem visão espiritual, mais ele via alem da razão, ao ponto abençoa-los mesmo Jose colocando eles na posição correta de receber a benção, sendo mudada por Jaco no momento da benção. Precisamos ter visão espiritual para podermos enchergar o que se passa em nossa volta. Precisamos de virtudes que nos conduzam como profetas aprovados pelo Senhor para profetizarmos bênçãos para todos que tem compromisso com Deus.

2.2. Adotando os filhos de José
OS TEUS DOIS FILHOS... SÃO MEUS. Jacó considerou os dois filhos de José como se fossem dele mesmo, e assim garantiu a José uma porção dupla de herança. Efraim e Manassés, portanto, iam ter os mesmos direitos e posição dos demais filhos de Jacó, tais como Rúben e Simeão. Os descendentes de Efraim e de Manassés, respectivamente, formaram duas tribos distintas.

2.3 A cegueira de Jacó
Jacó já conhecera os filhos anteriormente, mas agora estava quase cego e sem condições de dizer quem estava com Jose, por isso ele fez a pergunta (v.10). Nesse tempo, os filhos Jose tinham aproximadamente entre 22 e 24 anos de idade.
Embora Jacó fosse velho e quase cego, deliberadamente corrigiu a posição, colocando sua mão direita  sobre a cabeça do mais jovem e a esquerda sobre Manassés. Ele sabia o que estava fazendo.

3. JACÓ CRUZA AS MÃOS
Então José tirou os dois do colo do seu pai, ajoelhou-se e encostou o rosto no chão. (Gn 48.12). Um lindo exemplo na Palavra de Deus de um filho que soube honrar o seu pai. De modo natural, José posicionou seus filhos diante de seu pai para que fosse abençoado por ele. José compreende que, apesar de todo o sucesso, que ele havia conseguido, ainda assim a autoridade paterna não podia ser questionada. Quantos hoje que, por conseguirem se destacar com determinado sucesso, já se acham tão importantes que não querem se submeter a autoridades instituídas por Deus. A capacidade ou talento não credenciam ninguém desonrar seu semelhante, ou desrespeitar a quem quer que seja. O exemplo de José nos inspira a ter uma vida de submissão inteligente e não de subserviência.

3.1. Os caminhos de Deus
Quantas vezes você já parou para pensar sobre os caminhos de Deus em sua vida?
A idéia dos caminhos e pensamentos de Deus sendo mais altos do que os do homem esta relacionada a idéia do perdão de Deus.
6 aspectos – os caminhos e pensamentos mais altos de Deus:

1º em perdão: os homens jamais teriam intentado perdoar seus inimigos, como fez Deus. Os homens procuram vingar-se dos tais e guardar malicia e ódio, enquanto o intento de Deus é a redenção e inumeráveis glorias para seus inimigos (Jo 3.16; Rm 5.8)
2º em numero de ofensas: sob circunstancia favoráveis e especiais, os homens as vezes perdoam, mas estão prontos a não perdoar após ofensas repetidas. Deus perdoa livremente muitas vezes e de um modo tão pleno e amoroso tanto na ultima como na primeira vez (Mt 12.31; 18.21,22; 1Jo 1.9)
3º em numero de ofensores: os homens podem perdoar uma ou algumas pessoas que os ofendem, mas quanto maior for o numero de ofensores, menores são as chances de eles estarem propensos a perdoar. Deus perdoa a todos, independentemente do numero de ofensores (Jo 3.16: 1Tm 2.4; 2Pe 3.9; Ap 22.17)
4º em tipos de ofensas: os homens normalmente se limitam com relação ao tipo de ofensa que perdoarão, mas Deus não tem qualificações neste sentido, exceto a ofensa de rejeitar o único meio de auxilio que ele pode oferecer (Mt 12.31,32)
5º em grau de ofensas: os homens perdoam se a ofensa for pequena a ponto de não lhes causar um grande dano; mas Deus perdoará a maior e mais grave ofensa feita contra ele á a maior e mais grave ofensa feita contra ele (Is 53, Jo 3.16)
6º em modo de perdão: os homens podem estar dispostos a perdoar se, para isso, não tiverem de pagar um alto preço e se virem que isso lhes será proveitoso; mas Deus deu o presente mais precioso do céu para quepudesse ter uma base de perdão para seus inimigos. Deus redime, perdoa por meio daquele a quem tentaram destruir, ele abençoa pela fé na expiação feita com sangue e na morte de um inicente.

3.2. Jacó abençoa os filhos de José
Ao abençoar os filhos de José, Jacó intercambia suas mãos. José está disposto a manter a seu primogênito e poderia ter removido as mãos de seu pai. Mas Jacó agiu não por erro nem por afeto parcial a um mais que ao outro; mas sim através de um espírito profético, e pelo Divino conselho. Deus está abençoando a seu povo, dá mais a um que ao outro, graça e comodidades, e mais das coisas boas da vida. Usualmente lhe dá mais àqueles que menos possibilidades têm de receber. Ele escolhe as coisas fracas do mundo; levanta o pobre do pó. A graça observa não a ordem da natureza, nem tampouco Deus prefere àqueles que nós pensamos que mais o merecem, senão ao prazer dEle. Que pobres são àqueles que não têm riquezas, senão as deste mundo! Que miserável o leito de morte para aqueles que não têm um bom fundamento de esperança, mas sim terríveis apreensões de maldade, e nada além de maldade para sempre!

3.3. O Amor gratuito de Deus (Gn 48.19,20)
Jacó já conhecia os filhos de Jose anteriormente, mas agora estava quase cego e sem condições de dizer quem estava com Jose, por isso ele fez a pergunta (v.10) nesse tempo, os filhos de Jose tinham aproximadamente 24 a 26 anos de idade. Jacó estava quase cego ou completamente, por causa da idade avançada.

CONCLUSÃO
Jacó foi alvo da revelação de Deus e profetizou o futuro dos seus filhos. No fim de sua vida, pode-se perceber o quanto a jornada dele com Deus formou em Jacó uma pessoa melhor. Que o Senhor ajude a todos os crentes para que sejam transformados à medida que caminham com o Senhor.

Fontes:
Bíblia de Estudos Duke
Comentário Biblico Moody
Comentário Biblico AT – Genesis a Neemias – Matthew Henry
Revista: JACÓ – Editora Betel - 1º Trimestre 2012 – Lição 12.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIÇÃO 09 - AS SETE TAÇAS DA IRA DE DEUS

As Sete Promulgações da lei Divina

“o legado de Jesus cristo para sua igreja”