O Mais Importante


Meditação: … Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, […] alma e […] entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. (Mateus 22:37-38)

Pensamento: A prova de nosso amor por Deus é a nossa obediência aos Seus mandamentos.

Leitura: Mateus 22:34-40.
E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar.
E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo:
Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. 
 

Mensagem:

            O que é mais importante nos esportes? São os campeonatos? Recordes? Honras? No estádio de basquete da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, uma placa apresenta uma perspectiva diferente sobre o que é mais importante em esportes. Diz o seguinte: “Vencer o jogo é importante. Jogá-lo é ainda mais importante. Mas amar o jogo é o mais importante de todos”. Este lembrete traz à memória que esportes são, no fim das contas, apenas os jogos que jogamos com alegria quando éramos crianças.
            Um líder religioso certa vez perguntou a Jesus sobre o que era mais importante: “… qual é o grande mandamento…?” (Mateus 22:36). Jesus respondeu desafiando aquele líder a amar – amar a Deus e aos outros. Jesus disse: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:37-39).
              36. Qual é o grande mandamento na lei? O propósito máximo do doutor não está muito evidente, e deve-se notar que Jesus tratou a pergunta diretamente e depois elogiou  a sagacidade da resposta do doutor (Mc, 12:34). Costuma-se sugerir que ele desejava levar Jesus a discutir a computação que os rabis fizeram de 613 mandamentos.  
           37-40. Nosso Senhor resumiu as duas tábuas da Lei nas palavras de Dt. 6:5 e Lv. 19:18. Uma devida consideração de Deus e do próximo é a essência das obrigações do homem. Todo o V.T, interpreta e aplica esses princípios (Rm. 13:8).  
              Todo o teu coração. No pensamento hebreu, o coração simboliza a totalidade do ser, que contém a alma e o entendimento, os elementos animador e raciocinador. Um amor a Deus que envolva tudo levará a pessoa a cumprir com todas as obrigações morais. Mas esse padrão inatingível apenas prova a corrupção do coração humano.

            Seja o que nossa fé em Cristo nos estimular a fazer, nada será mais importante do que demonstrar o nosso amor – pois o amor revela o coração de nosso santo Pai celestial. Afinal, “Deus é amor” (1 João 4:8). É fácil distrair-se por coisas menos importantes; nossa atenção deve permanecer no que é maior – amar o nosso Deus. Isso por sua vez, nos capacita a amarmos uns aos outros. Não há nada maior do que isso.

tenham todos uma ótima semana em nome de Jesus.

shallom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIÇÃO 09 - AS SETE TAÇAS DA IRA DE DEUS

As Sete Promulgações da lei Divina

“o legado de Jesus cristo para sua igreja”