Manuseie Com Cuidado


Meditação: Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio. (Salmo 90:12)

Pensamento: O ontem já se foi; o amanhã é incerto; o hoje está aqui. Use-o com sabedoria.

Leitura: Salmo 90:1-12.

Mensagem:


            Vivemos numa sociedade assolada com avisos de alerta. De bula de remédios, datas de vencimento em embalagens de sopa, a alertas de risco em motosserras – avisos de alerta chamam nossa atenção para riscos iminentes. Quando compramos algum utensílio ou equipamento eletrônico, o remetente havia colocado no pacote um grande adesivo vermelho que dizia: frágil. Manuseie com cuidado. Quando penso sobre a vida e sua fragilidade, me questiono se não deveríamos todos usar adesivos com tais advertências.
            Não é boa a idéia de excursionar pela vida pensando que somos invencíveis e tudo ficará bem – apenas para descobrirmos que somos muito mais frágeis do que pensávamos. Basta uma ligação do médico nos dizendo que temos uma doença ameaçando nossas vidas, ou o desvio de um motorista descuidado à nossa frente para nos lembrarmos de que a vida é radicalmente incerta. Não há garantias! Nenhum de nós pode ter a garantia de que em seguida poderá respirar. Neste contexto, o salmista tem um conselho importante… um tipo de aviso de alerta: “Ensina-nos a contar nossos dias, para que alcancemos um coração sábio” (Salmo 90:12).
              Embora esta possa ser a meditação de um indivíduo, está claro o seu propósito de proferir o pedido feito por um grupo corporativo. O autor volta os olhos para um longo período da história por vir segundo o seu conceito da ira de Deus. À vista da fragilidade e brevidade da vida humana, ele roga pela restauração do favor de Deus. 
            1-6. A Vida Humana em Contraste com a Eternidade de Deus. Senhor, tu tens sido o nosso refúgio. O salmista começa citando sua confiança na natureza eterna de Deus (cons. Dt. 33:27). Verdadeiramente todas as gerações o têm confirmado. O Senhor é imortal; o homem é mortal. O Senhor está acima da limitação do tempo; o homem sempre está consciente do tempo. O Senhor é de eternidade à eternidade; o homem, como a relva, tem a vida curta. Os símiles dos versículos 4-6 não enfatizam só a brevidade ou fragilidade da vida, mas também a dependência humana do Eterno. O homem certamente está à disposição de Deus, retornando ao pó quando Ele ordena e sendo varrido como por uma enchente. 
           7-12. O Homem Consumido pela Ira de Deus. Pois somos consumidos pela tua ira. Agora o salmista interpreta a razão da transitoriedade da natureza humana e seus sofrimentos. Ele percebe a partir da história e da experiência pessoal que a face divina é como a luz do sol em seu poder de sondar as profundezas do ser humano. Comparado com a eternidade de Deus, o período de vida de setenta ou oitenta anos parece deploravelmente curto. Além disso, este período de anos está cheio de tristeza e sofrimentos. Fora desta visão pessimista da vida parte o clamor plangente para que se conceda ensinamento e sabedoria para auxilia um homem a discernir o verdadeiro significado da vida . 

            Escolhamos viver como se este fosse o nosso último momento na terra amando mais profundamente, perdoando mais prontamente, dando mais generosamente e falando mais gentilmente.
            É assim que se manuseia a vida com cuidado.

tenham um ótimo dia na graça do Senhor Jesus.

Shallom Adonai

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIÇÃO 09 - AS SETE TAÇAS DA IRA DE DEUS

As Sete Promulgações da lei Divina

“o legado de Jesus cristo para sua igreja”