“JACÓ VAI AO EGITO SE ENCONTRAR COM JOSÉ”



LIÇÃO 11 – 11 DE MARÇO DE 2012


TEXTO ÁUREO
“E disse Israel: Basta; ainda vive meu filho José; eu irei e o verei antes que morra”. Gn 45.28
Quando viu os carros e os presentes, e ouviu a mensagem que José lhe enviara, seu espírito reviveu e ele começou a desejar um encontro com seu filho no Egito. Foi um dia de conforto e regozijo para alguém que tinha sofrido tanto.

VERDADE APLICADA
As pegadas na areia do tempo não são deixadas por pessoas sentadas, mas por homens e mulheres que se aventuram em cumprir a vontade de Deus.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Ensinar que Deus provê o necessário para cada situação;
Mostrar que sempre é necessário buscar a orientação divina; e
Demonstrar que quando estamos na vontade de Deus em qualquer lugar somos abençoados.

GLOSSÁRIO
Singelo: Que é muito simples, que é fácil, sem complexidade;
Mazela: Aflição, infortúnio, doença, moléstia, enfermidade; e
Ensejar: Dar ensejo a, ser motivo de; motivar; possibilitar.

LEITURAS COMPLEMENTARES
  • Segunda feira: Gn 47.28
E Jacó viveu na terra do Egito dezessete anos; de sorte que os dias de Jacó, os anos da sua vida, foram cento e quarenta e sete anos.
  • Terça feira: At 7.17
Aproximando-se, porém, o tempo da promessa que Deus tinha feito a Abraão, o povo cresceu e se multiplicou no Egito;
  • Quarta feira: Gn 15.13
Então, disse a Abrão: Saibas, decerto, que peregrina será a tua semente em terra que não é sua; e servi-los-á e afligi-la-ão quatrocentos anos.
  • Quinta feira: Gl 3.17
Mas digo isto: que tendo sido o testamento anteriormente confirmado por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não o invalida, de forma a abolir a promessa.
  • Sexta feira: Mt 2.15
E esteve lá até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho.
  • Sábado: Is 19.25
Porque o SENHOR dos Exércitos os abençoará, dizendo: Bendito seja o Egito, meu povo, e a Assíria, obra de minhas mãos, e Israel, minha herança.

INTRODUÇÃO
Hoje o estudo da lição acompanha a trajetória de Jacó e sua família ao Egito. Narra a alegria do patriarca em reencontrar José - o filho que mais amava - e a providência de Deus na preservação da família da Aliança e a bela recepção de Faraó na sua chegada àquele lugar.

1. A MENSAGEM DE JOSÉ PARA JACÓ (GN 45.5-8)
Finalmente José e seus irmãos fizeram as pazes. Tudo havia acontecido conforme a vontade do Senhor (vs.5-8), para salvar a vida não somente da família de Jacó, bem como, a vida de muitas outras famílias. Chegara o momento de José poder rever seu pai Jacó e isso foi possível através de seus irmãos “Apressai-vos, e subi a meu pai, e dizei-lhe assim tem dito o teu filho José Deus me tem posto por senhor em toda a terra do Egito; desce a mim, e não te demores;” (Gn 45.9). José havia diligentemente esperado por esse momento. Deus tem tudo sob o seu controle, tivera-o na época de José e sempre o terá (Sl 40.1).
1-8. José, não se podendo conter... levantou a voz em choro . . . e disse a seus irmãos: Eu sou José. Quando José não conseguia mais reprimir seus sentimentos, ele soltou a sua voz chorando (literalmente ).
Imediatamente revelou sua identidade e abriu seu grande coração aos seus irmãos. Eles, cheios de confusão e temor, ficaram sem fala. Mas José os confortou. Declarou-lhes: Para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós (v.5).
Que generoso perdão a seus irmãos; que conforto para esses que tinham pecado; e que fé em Deus por ver sua mão nesses 22 anos de saudades de casa, Deus estava aguardando o momento para o próximo passo no cumprimento de seu plano concernente a Israel e à vinda do Messias para redimir o homem e restaurar o domínio. Os dois anos de escassez e os sete anos de abundância somados aos 30 anos que Jose havia vivido antes de ser levantado perante o Faraó (41.46) mostram que Jose tinha 39 anos quando seus irmãos vieram a conhecê-lo novamente, agora como governador de toda terra do Egito.

1.1.Enviando seus irmãos (Gn 45.9)
José insistiu com seus irmãos a que trouxessem seu pai e que viessem morar no Egito. Ele explicou  que a fome ainda duraria mais cinco anos, mas que no Egito ele poderia arranjar um lar e mantimentos ilimitados para Jacó e toda a sua família. Eles podiam se estabelecer na terra de Gósen, que ficava cerca de 64 kms do local da atual Cairo. Situada no delta do Nilo, esta seção era o melhor trecho de terras para o gado e os rebanhos. Ficava perto de Om e também de Mênfis, onde José morava, ficando assim separada dos centros principais da vida egípcia. Ali, os israelitas viveriam isolados dos egípcios e se desenvolveriam como nação.

1.2. Provendo o sustento para o caminho (Gn 45.20,21)
Flavio Josefo Historia Judeu do 1º século em seu livro – A Historia dos Hebreus –- diz: Faraó Presenteou-lhes com carros carregados de trigo e grande quantidade de ouro e prata, para levarem ao seu pai. José entregou-lhes também outros valiosos presentes para em seu nome serem oferecidos a Jacó. Igualmente, distribuiu presentes a todos os irmãos, além de alguns em particular a Benjamim. 2º Livro Cap 3.79
Quando os irmãos partiram de volta para casa, José mandou que levassem carros junto com eles para fazer a mudança e encheu-os de cereais, presentes e provisões de todo tipo.

1.3.O conselho de José (Gn 45.24)
Uma despedida bem diferente da anterior (44.2). Antes ele estava testando-os, agora ele tinha se revelado e eles haviam obtido benção e presentes para levar a Jacó, como prova de que seu amado filho estava vivo. “E despediu os seus irmãos, e partiram; e disse-lhes: Não*contendais pelo caminho”. (45.24) em hebraico quer dizer: não se excedam, fazendo alusão à possibilidade de eles discutirem no caminho. Eles agora tinham de encarar Jacó E contar-lhe a verdade de sua crueldade para com José e como haviam enganado o próprio pai.


2. A DECISÃO DE JACÓ (GN 45.25-28)
 Os filhos de Jacó saíram do Egito e quando chegaram a Canaã foram direto à casa de seu pai. Então foram logo dizendo que José estava vivo e governava todo o Egito. Jacó quase desmaiou e não podia acreditar. Porém, quando lhe contaram tudo que José tinha dito, e viu toda a bagagem que José tinha enviado, Jacó ficou muito animado. E antes que morresse decidiu ir ver José.
Flavio Josefo Historia Judeu do 1º século em seu livro – A Historia dos Hebreus –- Voltaram eles então ao seu país, e Jacó não teve dificuldade em prestar fé à declaração de que o filho por quem havia chorado tanto tempo estava não somente cheio de vida, mas elevado a tão grande autoridade, governando todo o Egito, abaixo somente do rei. Esse fiel servidor recebeu tantas provas da infinita bondade de Deus que delas não podia duvidar. Foi como se os fatos, durante algum tempo, estivessem como que suspensos. Assim, ele não viu impedimento em partir imediatamente, para dar a José e deste receber, ao mesmo tempo, a maior de todas as consola­ções que um e outro poderiam desejar em vida. 2º Livro Cap 3.79
Não há registro da reação de Jacó diante da confissão de seus filhos, exceto que ele foi revigorado e se preparou para ir reencontrar com seu filho antes de morrer. Jacó viveu mais 17 anos depois disso. (47.9,28).

2.1. O reavivamento de Jacó
Enquanto o velho patriarca Jacó ouvia o relatório dos seus filhos, o coração lhe ficou como sem palpitar (desmaiou, E.R.C.), pois não conseguia crer em tão boas notícias sobre o seu filho que estava a tanto tempo perdido (v. 26). Mas quando viu os carros e os presentes, e ouviu a mensagem que José lhe enviara, seu espírito reviveu e ele começou a desejar um encontro com seu filho no Egito. Foi um dia de conforto e regozijo para alguém que tinha sofrido tanto.

2.2. A decisão de Jacó
Ele foi impactado pelas boas noticias e por suas dúvidas sobre a veracidade delas. Ele aprendera quão imprevisíveis seus filhos eram. Ele finalmente se convence da verdade; então disse: “basta. Eu creio. Irei e o verei antes de morrer.”  Note o uso de Jacó quando fraqueza e incredulidade estão envolvidas (v.26,27), e Israel quando se referem à força e à fé (v.28).

2.3. A oferta de Jacó (Gn 46.1-5)
Partiu, pois, Israel...e veio a Berseba. De onde Jacó estava  ate Berseba dava uns 40Km. É quase certo que Jacó, nessa ocasião, estivesse morando no Hebrom. Sua primeira parada nessa momentosa viagem ao Egito foi em Berseba. Ali ofereceu sacrifícios, e ali, em uma visão noturna, Deus lhe falou, encorajando-o a fazer essa viagem e assegurando-lhe incontáveis bênçãos.
Flavio Josefo Historia Judeu do 1º século em seu livro – A Historia dos Hebreus – Quando Jacó chegou aos poços do juramento, ofereceu a Deus um sacrifício, e o seu espírito achou-se então agitado por diversos pensamentos. Isso porque, de um lado, ele temia que a abundância do Egito tentasse os filhos a permanecer lá e os fizesse perder o desejo de voltar à terra de Canaã, da qual Deus lhe prometera a posse, atraindo assim a cólera divina, por terem ousado mudar de país sem consultar ao Senhor. Por outro lado, ele temia morrer antes de ter o consolo de ver José. Livro Cap 4.80

3. JACÓ DESCE AO EGITO
Deus movimenta nações em favor do seu povo. José fora autorizado pelo próprio Faraó para que trouxesse Jacó e sua família para o Egito (Gn 45.17-20), e deveria trazer para o Egito tudo o que possuíssem e se instalarem na fértil terra de Gósen. Jacó chegou ao Egito, viu José e se estabeleceu ali. O encontro de Jacó com José foi cheio de emoção e ele se expressou dizendo “E Israel disse a José morra eu agora, pois já tenho visto o teu rosto, que ainda vives” (Gn 46.30). Antes ele dissera “com choro hei de descer ao meu filho até à sepultura. Assim o chorou seu pai” (Gn 37.35). Deus mudara a sorte de Jacó.

3.1. Deus fala com Jacó
Deus lhe falou, encorajando-o a fazer essa viagem e assegurando-lhe incontáveis bênçãos. Primeiro, renovou a promessa de que os descendentes de Jacó se tornariam uma grande nação. Tornou claro que o Egito seria a terra onde este desenvolvimento aconteceria. Segundo, ele disse: Eu descerei contigo, garantindo-lhe assim proteção e segurança. Terceiro, ele disse: E te farei tornar a subir.

3.2. Deus promete estar com Jacó no Egito (Gn 46.34)
Quando ele lhes perguntasse a respeito de sua ocupação, deviam se apresentar como pastores. Então Faraó lhes indicaria a terra de Gósen para moradia. Gósen tinha excelentes pastos para seus rebanhos e gado. Ficariam todos juntos e, portanto, bem protegidos contra a mistura com os outros povos.
Ficava a leste de Memfis, satisfatório para pastagem, e próximo de Canaã de forma que eles poderiam ser separados dos maus egípcios. Esse foi chamado de o campo de zoan e foi habitado pelos que não eram egípcios e semitas.

3.3. Deus faz mais uma promessa a Jacó (Gn 46.4)
Esta predição seria cumprida depois da morte de Jacó, no Êxodo, quando a poderosa mão de Deus libertaria os Seus escolhidos do poder do Egito e os traria de volta a Canaã. A declaração de que a mão de José fechará os teus olhos era uma profecia de que o ilustre filho realizaria os rituais fúnebres quando da morte do pai.
Era costume o ente mais próximo da família fechar os olhos e beijar o corpo da pessoa amada no momento da morte. Isto deve ter confortado Jacó em saber que seu filho perdido por tanto tempo, iria fazer isto com ele. (50.1)

CONCLUSÃO
Os Israelitas ficaram morando na terra de Gósen (Gn 46.28,29; 47.1,4,6,11). Além de ser uma região muito fértil, tiveram a segurança de viverem fora do alcance dos egípcios (Gn 46.34). Deus cumpriu a Sua Palavra aos da família da Aliança.



Fontes:
Bíblia de Estudo – Dake
Biblia de Estudo Pentecostal
COMENTÁRIO BÍBLICO MOODY – Genesis
A História dos Hebreus – Flavio Josefo
Revista: JACÓ – Editora Betel - 1º Trimestre 2012 – Lição 11.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIÇÃO 09 - AS SETE TAÇAS DA IRA DE DEUS

As Sete Promulgações da lei Divina

“o legado de Jesus cristo para sua igreja”