O Momento Exato


Meditação: Ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá. (Lucas 12:40)

Pensamento: Aguarde com expectativa a volta de Cristo e você viverá para a Sua glória.

Leitura: Lucas 12:35-40.
Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias.
E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe.
Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá.
E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos.
Sabei, porém, isto: que, se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria, e não deixaria minar a sua casa.
Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais. 
 

Mensagem:


            Através dos anos, muitas pessoas predisseram a volta de Jesus numa data específica. Mas no ano passado, um americano, pregador de rádio, despertou o interesse da grande mídia com a sua previsão de que Jesus voltaria em 21 de maio de 2011.
            Todos os que conhecem as Escrituras sabem bem que esse aviso prévio não era exato porque o próprio Jesus disse que Sua volta seria “… à hora em que não cuidais…” (Lucas 12:40). Mas, tenho de admitir que esse vaticínio chamou minha atenção. Com muita frequência, envolvo-me com os afazeres da vida, que vivo como se a volta de Jesus fosse uma realidade distante. Esqueço-me que Jesus poderia voltar a qualquer momento. A previsão, embora fosse errada, me lembrou da importância de estar preparado para a volta do meu Salvador e renovou o meu entusiasmo por Sua vinda poder ocorrer em qualquer dia – até mesmo no dia de hoje.

35. Cingidos estejam os vossos corpos e acesas as vossas candeias. Sendo as vestes orientais longas e flutuantes, o usuário tinha de prender as fraldas de seu manto sob o cinto para ter liberdade de movimentos. os candeeiros eram acesos com brasas vivas, pois ainda não existiam fósforos. 
36. Ao voltar ele das festas de casamento. O noivo oriental, depois de jantar com os seus amigos, vinha à casa da noiva para reclamála. Considerando que o retorno acontecia tarde da noite, o noivo esperava que seus servos estivessem vestidos para o trabalho e com as lâmpadas acesas. Os tradicionais preparativos para o casamento eram um símbolo da disposição para a sua volta.  
39. A que hora havia de vir o ladrão. A mudança de figura do noivo para o ladrão enfatiza o elemento do aparecimento inesperado. Paulo aplicou a mesma figura de linguagem para a Segunda Vinda (I Ts. 5:2).

Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; 
1 Tessalonicenses 5:2


2. Vós mesmos estais inteirados com precisão. Paulo cuidadosamente informara os crentes que preparo constante era obrigação do cristão. O dia do Senhor deve ser visto em comparação com o seu antecedente do V.T. O termo era corrente em Israel antes do período de Amós, mas era aplicado apenas ao juízo de Deus contra os gentios. Numa passagem pitoresca, não diferente de I Ts. 5:2-4, Amós corrige esta interpretação errônea, fazendo ver que um Deus justo julga o pecado onde quer que o encontre – até mesmo em Israel (Amós 5:18-20). Cons. Joel 1:15; 2:1, 2, 31, 32; Sf. 1:14 e segs. O dia é o tempo da justa intervenção de Deus na história, quando Ele cobrará a justa dívida da humanidade. Em II Ts. 2:2 e segs. esse dia está relacionado com a grande apostasia e a revelação do Anticristo, isto é, o período da Tribulação. Ladrão, etc. faz lembrar Mt. 24:43 e Lc. 12:39. A figura descreve a qualidade inesperada do acontecimento. 

            Às vezes, ao pensarmos em estar prontos para a volta de Jesus, pensamos sobre o que não deveríamos estar fazendo. Mas, estar preparado significa, realmente, purificar-nos e nos tornarmos cada vez mais semelhantes a Ele para que o agrademos quando Ele voltar para nos buscar (1 João 3:2-3). Jesus ensinou que estar pronto para a Sua volta exige que vivamos de acordo com a vontade do nosso Mestre neste momento (Lucas 12:47). Estaremos preparados quando chegar o momento exato?

Você esta preparado para a volta de Jesus? prepare-se pois ele pode voltar hoje enquanto você lê estas linhas

FONTE:
Joseph M. Stowell
Nosso Andar Diário – Ministério RBC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIÇÃO 09 - AS SETE TAÇAS DA IRA DE DEUS

As Sete Promulgações da lei Divina

“o legado de Jesus cristo para sua igreja”