Contraste de Jesus Cristo entre o Antigo e o Novo Testamento.




No Antigo era o CRIADOR (Gn. 1:1) “No princípio criou Deus os céus e a terra. ”
No Novo é o REDENTOR (Gl. 3:13) “Cristo nos resgatou da maldição da Lei, fazendo-se maldito por nós, pois está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro. ”
No Antigo era o DEUS MAJESTOSO (Ex. 19:18) “Todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descerá sobre ele em fogo. A sua fumaça subia como a fumaça de uma fornalha, todo o monte tremia grandemente. ”
No Novo é PAI NOSSO (Mt. 6:9) “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso que estais nos céus, santificados seja o teu nome. ”
No Antigo era PRIMEIRAS COISAS (Gn. 1:1) “No princípio criou Deus os céus e a terra. ”
No Novo é ÚLTIMAS COISAS (2Pé. 3:10) “Mas o dia  do Senhor virá como um ladrão. Os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há, serão descobertas. ”
No Antigo era a OBSCURIDADE ESPIRITUAL (Sl. 82:5) “Eles nada sabem, e nada entendem. Andam em trevas, todos os fundamentos da terra vacilam. ”
No Novo é a LUZ DO MUNDO (Jo. 8:12) “Jesus continuou a dizer a multidão: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas mas terá a luz da vida. ”
No Antigo era VITÓRIA DE SATANÁS (Gn. 3:6) “Vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do fruto, e comeu, e deu também a seu marido, que estava com ela, e ele comeu. ”
No Novo é DERROTA DE SATANÁS (Ap. 20:10) “E o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a Besta e o Falso Profeta. De dia e de Noite serão atormentados para todo o sempre. ”
No Antigo era a MALDIÇÃO PELO PECADO (Gn. 3:17) “Ao homem disse: Porque deste ouvidos a voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei; dizendo: não comerás dela, maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. ”
No Novo é o REMÉDIO CONTRA O PECADO (Jo. 3:16) “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha vida eterna. ”
No Antigo era a MORTE REINA (Gn. 3:19) “do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra. Porque dela foste tomado; pois és pó, e ao pó tornarás. ”
No Novo é a VIDA ETERNA (Jo. 5:25 “Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e já  chegou, em que os mortos ouvirão a voz do filho de Deus e os que a ouviram viverão. ”
No antigo era os SACRIFÍCIOS DE SANGUE (Ex. 12:3,7) “Dizei a toda a congregação de Israel: Aos dez deste mês tome cada homem um cordeiro para a sua família, um cordeiro para cada casa. ” “Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. ”
No Novo é CRISTO, O CORDEIRO ( Jo. 1:29) “No dia seguinte João viu Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. ”
No Antigo era a ESCRAVIDÃO (Pv. 5:22) “Quanto ao ímpio, as suas iniquidades o prendem, com as cordas do seu pecado é detido. ”
No Novo é LIBERDADE (Rm. 8:2) “Porque a Lei do Espírito de vida em Cristo Jesus, livrou-me da lei do pecado e da morte. ”
No Antigo era a LEI (Ex. 20:1-17) “Não terás outros deuses diante de mim. ” Não farás para ti imagem de escultura, ... ” “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, ... ” “Lembra-te do dia do Sábado para o santificar. ” “Honra teu pai e tua mãe, ... ” “Não matarás. ” “Não adulterarás. ” “Não furtarás. ” “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo, ... ” “Não cobiçarás a casa do teu próximo, ... ”
No Novo é o EVANGELHO (Rm. 1:16) “Não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crê, primeiro do Judeu, e também do Grego. ”
No Antigo era AS FIGURAS E SOMBRAS (Hb. 8:5) “Eles servem num santuário que é figura e sombra das coisas celestiais. É por isso que Moisés divinamente foi avisado, quando estava a construir o tabernáculo: Vê faças tudo conforme o modelo que te foi mostrado no monte. ”
No Novo é SUBSTÂNCIAS (Hb. 10:34) “Não somente vos compadecestes dos que estavam nas prisões, mas também com gozo aceitastes o espólio dos vossos bens, sabendo que tendes possessão superior e permanente. ”
No Antigo era a CERIMÔNIA EXTERIOR (Hb. 9:10) “Não passam de ordenanças de comida, bebidas e várias abluções impostas até a época da reforma. ”
No Novo é a EXPERIÊNCIA INTERIOR (Lc. 24:32) “Disseram um para o outro: Não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava e quando nos abria as escrituras. ”
No Antigo era o CÓDIGO ESCRITO (Rm. 7:6) “Mas agora estamos livres da lei, pois morremos para aquilo em que estávamos retidos, a fim de servirmos em novidade de Espírito, e não na velhice da letra. ”
No Novo é o ESPÍRITO (Gl. 5:5) “Mas nós, pela fé, aguardamos mediante o espírito a justiça pela qual esperamos. ”
No Antigo era a PROFECIA (Is. 11:1) “Do trono de Jessé brotará um rebento, e das raízes um renovo frutificará. ”
No Novo é o CUMPRIMENTO (At. 3:18) “Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado, que o Cristo havia de padecer. ”
No Antigo era o MESSIAS ESPERADO (Ml. 3:1) “Vede, eu envio o meu mensageiro que preparará o caminho do diante de mim. De repente virá ao seu templo o senhor, a quem buscais, o mensageiro da aliança, a quem desejais, ele vem, diz o Senhor dos Exércitos. ”
No Novo é o NOSSO SALVADOR  (Lc. 2:11) “Na cidade de Davi vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo o Senhor. ”
No Antigo era o PARAÍSO PERDIDO (Gn. 3:23) “O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim, do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. ”
No Novo é o PARAÍSO RECUPERADO (Ap. 22:14) “Bem-Aventurados aqueles que lavam as suas vestes [no sangue do cordeiro] para que tenham direito à  árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. ”
Aqui concluímos este pequeno estudo sobre as comparações do Antigo e o Novo Testamento a cerca de Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Sete Promulgações da lei Divina

LIÇÃO 09 - AS SETE TAÇAS DA IRA DE DEUS

“o legado de Jesus cristo para sua igreja”