JACÓ NO VAU DE JABOQUE


LIÇÃO 7 – 12 DE FEVEREIRO DE 2012


TEXTO ÁUREO
“Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu”. Gn 32.24

VERDADE APLICADA
Buscar em Deus a mudança radical de nossa vida é a decisão mais sábia que devemos tomar.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Ensinar que os planos dos homens sem Deus nada valem;
Mostrar que Deus quer nos ensinar a depender dele; e
Demonstrar o valor que é ser tocado pelo Senhor.

GLOSSÁRIO
Incompatível: Que não pode coexistir; estar em harmonia com outra coisa, com algo ou alguém;
Virtualmente: Provavelmente, possivelmente; e
Ambivalente: Simultaneidade de sentimentos opostos em relação a um mesmo objeto ou pessoa.

LEITURAS COMPLEMENTARES
  • Segunda feira: Gn 32.1,2
1 - JACÓ também seguiu o seu caminho, e encontraram-no os anjos de Deus.
2 - E Jacó disse, quando os viu: Este é o exército de Deus. E chamou aquele lugar Maanaim.
  • Terça feira: Os 12.2-4
Oséias 12:2-4
2 - O SENHOR também com Judá tem contenda, e castigará Jacó segundo os seus caminhos; segundo as suas obras o recompensará.
3 - No ventre pegou do calcanhar de seu irmão, e na sua força lutou com Deus.
4 - Lutou com o anjo, e prevaleceu; chorou, e lhe suplicou; em Betel o achou, e ali falou conosco,
  • Quarta feira: Gn 32.3-8
3 - E enviou Jacó mensageiros adiante de si a Esaú, seu irmão, à terra de Seir, território de Edom.
4 - E ordenou-lhes, dizendo: Assim direis a meu senhor Esaú: Assim diz Jacó, teu servo: Como peregrino morei com Labão, e me detive lá até agora;
5 - E tenho bois e jumentos, ovelhas, e servos e servas; e enviei para o anunciar a meu senhor, para que ache graça em teus olhos.
6 - E os mensageiros voltaram a Jacó, dizendo: Fomos a teu irmão Esaú; e também ele vem para encontrar-te, e quatrocentos homens com ele.
7 - Então Jacó temeu muito e angustiou-se; e repartiu o povo que com ele estava, e as ovelhas, e as vacas, e os camelos, em dois bandos.
8 - Porque dizia: Se Esaú vier a um bando e o ferir, o outro bando escapará.
  • Quinta feira:  Gn 33.9-13
9 - Disse mais Jacó: Deus de meu pai Abraão, e Deus de meu pai Isaque, o SENHOR, que me disseste: Torna-te à tua terra, e a tua parentela, e far-te-ei bem;
10 - Menor sou eu que todas as beneficências, e que toda a fidelidade que fizeste ao teu servo; porque com meu cajado passei este Jordão, e agora me tornei em dois bandos.
11 - Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú; porque eu o temo; porventura não venha, e me fira, e a mãe com os filhos.
12 - E tu o disseste: Certamente te farei bem, e farei a tua descendência como a areia do mar, que pela multidão não se pode contar.
13 - E passou ali aquela noite; e tomou do que lhe veio à sua mão, um presente para seu irmão Esaú:
  • Sexta feira: Gn 33.14-21
14 - Duzentas cabras e vinte bodes; duzentas ovelhas e vinte carneiros;
15 - Trinta camelas de leite com suas crias, quarenta vacas e dez novilhos; vinte jumentas e dez jumentinhos;
16 - E deu-os na mão dos seus servos, cada rebanho à parte, e disse a seus servos: Passai adiante de mim e ponde espaço entre rebanho e rebanho.
17 - E ordenou ao primeiro, dizendo: Quando Esaú, meu irmão, te encontrar, e te perguntar, dizendo: De quem és, e para onde vais, e de quem são estes diante de ti?
18 - Então dirás: São de teu servo Jacó, presente que envia a meu senhor, a Esaú; e eis que ele mesmo vem também atrás de nós.
19 - E ordenou também ao segundo, e ao terceiro, e a todos os que vinham atrás dos rebanhos, dizendo: Conforme a esta mesma palavra falareis a Esaú, quando o achardes.
20 - E direis também: Eis que o teu servo Jacó vem atrás de nós. Porque dizia: Eu o aplacarei com o presente, que vai adiante de mim, e depois verei a sua face; porventura ele me aceitará.
21 - Assim, passou o presente adiante dele; ele, porém, passou aquela noite no arraial.
  • Sábado:  Gn 33.22-24
22 - E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque.
23 - E tomou-os e fê-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha.
24 - Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu.

INTRODUÇÃO
Jacó fez planos para encontrar seu irmão Esaú, mas estava com tanto medo, que montou táticas especiais para ir ao encontro dele dividiu sua gente, bem como os animais em grupos estratégicos. Pensando evidentemente se um grupo fosse atacado o outro poderia escapar. E, para impressionar ainda mais seu irmão, preparou um grande número de animais para dar de presente a ele.

1. O EXÉRCITO DE DEUS (GN 32.1)
Quando voltava para sua terra natal, Jacó teria que atravessar o território de Esaú, e não pensava que poderia evitar esse encontro. Precisava tomar a rota comum, e não desviaria o caminho para o deserto. Jacó elaborou planos de acordo com os seus limites, e confiou que sairia como planejado. Continuava a confiar na sua astúcia e traçou inteligentemente um plano para agradar a seu irmão. Ele queria ficar livre de qualquer surpresa desagradável e para não fugir à sua marca, ficou para trás caso algo desse errado.
Esaú vinha de Edom, os mensageiros de Jacó o informaram, para se encontrar com o grande grupo de viajantes que vinha de Padã-Arã. Edom era a terra que ficava ao sul do Mar Morto, que geralmente é chamada de Seir, no Monte Seir (v. 3) na Bíblia. No Novo Testamento o povo de Edom é chamado de os idumeus. Jacó estava com o coração cheio de medo, lembrando-se das  ameaças de Esaú anos antes e imaginando que o seu irmão estivesse fazendo planos  para se vingar dele.  Quatrocentos homens sob o comando do selvagem homem de Edom poderiam ser perigosos. Jacó adotou três medidas definidas para garantir a segurança. Primeiro, orou ao Senhor humildemente. Segundo, enviou pródigos presentes a Esaú  para despertar sua boa vontade. Terceiro, arrumou sua família, suas  propriedades e seus guerreiros da maneira mais vantajosa e preparou-se para lutar caso fosse necessário.

1.1.Anjos de Deus vêm ao encontro de Jacó (Gn 32.1)
Tanto no caminho da saída como no caminho da entrada Gênesis (Comentário Bíblico Moody)  84
em Canaã, esses mensageiros celestes vieram ter com Jacó para fazê-lo cônscio da presença celestial e para  lhe assegurar da proteção divina Hebreus 1:14 “Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?”
a missão dos anjos na terra é ministrar em favor dos escolhidos, para Jacó eles tinham a missão de garantir a segurança e proteção do escolhido do Senhor para dar continuidade as promessas de Deus feitas a Abraão.

1.2. Jacó chama o local de Maanaim (Gn 31.2)
A palavra Maanaim, dois acampamentos, descreve um acampamento interno formado pelo grupo de Jacó e outro externo formado pelos mensageiros de Deus, o externo formando um maravilhoso círculo de proteção à volta dos viajantes. Um lindo quadro de segurança e proteção e serenidade de alma! (cons. II Reis 6:15-17). “15 - E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos? 16 - E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. 17 - E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.”
Os exércitos dos céus encontraram Jacó para garantir-lhe a proteção prometida a ele quando entrasse em canaã. Eles se tornaram visíveis em dói grupos, um de cada lado do povo de Jacó, ou um grupo para cada parte da família de Jacó, quando eles se dividiram. (v.7,8).

1.3. Jacó põe em prática o seu plano (Gn 31.2-21)
A palavra anjo (hb. malak; gr. angelos) significa=mensageiro. Há um mistério neste texto, pois aqui o escritor utilizar no v.1 e no v. 3 a mesma palavra, sendo assim ao encontrar-se com os anjos Jacó então se utiliza deste expediente para enviar ao seu irmão esses mensageiros para falar com Esaú a cerca da chegada de Jacó, esse ato serviria para deixar seu irmão ciente de sua volta e demonstrar o desejo de reconciliação. Os mensageiros ou anjos vão ate Esaú e entregam a mensagem, e o informaram, para se encontrar com o grande grupo de viajantes que vinha de Padã-Arã. Edom era a terra que ficava ao sul do Mar Morto, que geralmente é chamada de Seir, no Monte Seir (v. 3) na Bíblia. No Novo Testamento o povo de Edom é chamado de os idumeus. Jacó estava com o coração cheio de medo, lembrando-se das ameaças de Esaú anos antes e imaginando que o seu irmão estivesse fazendo planos  para se vingar dele.  Quatrocentos homens sob o comando do selvagem homem de Edom poderiam ser perigosos.

2. DEUS LUTA COM JACÓ (GN 32.22-32)
Após ter enviado, na frente, presentes ao seu irmão Esaú, o velho Jacó teve a oportunidade de isolamento. Ele ficou na solidão da noite, e misteriosamente começou a lutar com um homem desconhecido nas margens do rio Jaboque. A luta durou a noite inteira e marcou, mais uma vez, a história de vida do patriarca.
Na noite antes da chegada de Esaú, Jacó enfrentou o teste decisivo de toda a sua vida. Depois de fazer suas esposas e filhos atravessassem o Jaboque em segurança, ele voltou para a margem setentrional do rio para ficar sozinho na escuridão. O Jaboque era um tributário do Jordão, ao qual se juntava a cerca de meio caminho do Mar da Galiléia e Mar Morto. Hoje se conhece o Jaboque pelo nome de Zerka.

2.1. Um homem lutou com ele (Gn 32.22-26)
Na solidão da escura noite. Jacó encontrou-se com um homem que lutou com ele. O hebraico 'abaq, "dar voltas" ou "lutar", tem alguma ligação com a palavra Jaboque. Depois de uma longa luta, o visitante desconhecido exigiu que Jacó o soltasse. Jacó recusou-se a fazê-lo até que o estranho o abençoasse. O "homem" pediu a Jacó que declarasse o seu nome, o qual significa suplantador. Então o estranho disse que daquele momento em diante ele teria um novo nome com um novo significado. 
A palavra Israel pode ser traduzida para aquele que luta com Deus, ou Deus luta, ou aquele que persevera, ou, pode ser associado com a palavra 'sar, "príncipe". O "homem" declarou: Lutaste com Deus... e prevaleceste. Era uma certeza da vitória no seu relacionamento com Esaú, como também certeza de triunfo ao longo do caminho.

2.2. A luta durou toda a noite (Gn 32.26-28)
Vem um “ish” (Homem em hebraico) lutar com ele na outra margem do rio, onde ele se encontrava O texto original em hebraico diz: “Homem”. Com certeza um ser que veio da parte de Deus e o conhecia. Tinha poder para abençoar e amaldiçoar. E tinha um prazo determinado para lutar com Jacó, pois chegando a dia, teria que partir.
A luta não durou a noite toda como geralmente se crê, pois ele se recolheu para dormir e mais tarde se levantou para passar sua família pelo vau jaboque V. 21,22. Não se sabe quanto tempo ele gastou para fazer isso, talvez estivesse amanhecendo quando Deus começou a lutar com ele, e o fato de pedir pra largá-lo, pois a alva vinha subiu, ou seja já estava clareando, é porque ninguém jamais viu a face de Deus.

Existem as seguintes interpretações judaicas e cristãs: 
Era um anjo do Exército do Senhor, apesar da palavra hebraica para anjo é Malach. (Então neste caso não pode ser um anjo, pois ele não tem poder para abençoar e nem para salvar como Jacó expressou “... Vi a Deus, face a face e a minha vida foi salva.” (Gn 32.30  – grifo meu)
Era o Próprio Mashiach (aparição teofânica de Deus o filho ao homem- grifo meu)
Era o próprio YHWH (tetragrama para a palavra Jeová ou Iaveh = Senhor – grifo meu).

2.3. Jacó ferido (Gn 32.25)
Na titânica luta, Jacó percebeu a sua própria fraqueza e a superioridade dAquele que o tocou. No momento em que se submeteu, tornou-se um novo homem, que pôde receber as bênçãos divinas e tomar o seu lugar no plano divino. Esse homem feriu a coxa de Jacó por ver que não prevaleceria contra ele porque desde antes o nascimento Jacó era treinado para lutar e jamais desistir. Daí seu nome. Por algum motivo, Jacó sabia que aquele homem tinha o poder de lhe abençoar e mudar sua sorte e lhe disse.. não te soltarei até que me abençoes. Por meio da derrota alcançara o poder. Todo o resto de sua vida ficaria aleijado; mas sua manqueira seria um lembrete de sua nova realeza.

3. DEUS MUDA O NOME DE JACÓ (GN 32.27-30)
Jacó passou a ser chamado de Israel que significa “o que luta com Deus”. O fraco Jacó torna-se o poderoso Israel, pois o seu nome também pode ser traduzido como “aquele que luta com Deus e prevalece”. Até aquele momento, ele era Jacó o agarrador de calcanhar, e podia ter até alguma espiritualidade, mas era apenas Jacó, mas Deus veio para torná-lo Israel, o que tem as promessas eternas de Deus.

3.1. Deus mudou Jacó
A palavra Israel pode ser traduzida para aquele que luta com Deus, ou Deus luta, ou aquele que persevera, ou, pode ser associado com a palavra 'sar, "príncipe, cabeça, comandante". O "homem" declarou: Lutaste com Deus... e prevaleceste.
O novo nome, Israel, dá idéia de realeza, poder e soberania entre os homens. Estava destinado a ser um homem governado por Deus, em vez de um suplantador inescrupuloso.

3.2. Israel, nome dado por Deus (Gn 32.28)
Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois, como príncipe, lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste. Agora ele não se chamava mais Jacó, mas Israel: Não só aquele que luta, mas aquele que luta com Deus e com homens e prevalece. Como príncipe lutou. Deus lhe propôs esta prova para que Jacó manifestasse todo seu potencial no Senhor. No hebraico, a palavra El não se aplica somente ao Deus de Israel, mas todo aquele que é grande e tem autoridade. Um rei, um governador, um principado, uma potestade, Deus em hebraico pode ser chamado de El. Existe a interpretação de que o nome Israel é: Aquele que luta com El, (contra todas as grandes forças e autoridades e vence). Também há a interpretação de que Deus muitas vezes nos propõe provas e lutas com Ele para que vençamos e alcancemos a benção. Seja como for, Israel, lutou junto com o Deus todo poderoso. E os dois tinham aliança, intimidade e Israel adorava o Deus altíssimo e o amava acima de todas as coisas e o obedecia.

3.3 O significado de Peniel (Gn 32.30)
Peniel (ou Penuel) significa face de Deus. O i e o u são simplesmente vogais de ligação entre os substantivos pen e el. É provável que se localize a cerca de 11,2 ou 12,8 km do Jordão no Vale de Jaboque. Jacó vira a lace de Deus e continuara vivo. Jamais esqueceria essa incrível experiência.

CONCLUSÃO
Não há nada mais inteiro que um coração partido. E essa história de Jacó nos mostra o quanto ele foi quebrantado com momentos de muitas tribulações, até começar a ser transformado por Deus em uma noite escura de sua alma e Ele continuou mudando Jacó. Deus quer, também, mudar sua vida!



boa aula a todos.
Fontes:
Bíblia Sagrada – Dake
COMENTÁRIO BÍBLICO MOODY – Genesis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIÇÃO 09 - AS SETE TAÇAS DA IRA DE DEUS

“o legado de Jesus cristo para sua igreja”

As Sete Promulgações da lei Divina