“JACÓ SOBE A BETEL E EDIFICA UM ALTAR A DEUS”


LIÇÃO 9 – 26 DE FEVEREIRO DE 2012


TEXTO ÁUREO
“E edificou ali um altar, e chamou aquele lugar El-Betel; porquanto Deus ali se lhe tinha manifestado, quando fugia da face de seu irmão”. Gn 35.7
Heb. O Deus da casa de Deus. Note que se trata do mesmo lugar e da mesma feita quando Deus apareceu para ele (28. 13-15)

VERDADE APLICADA
Não haverá nenhuma virtude em nosso despertamento se ele não nos levar a obedecer a Deus.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
Ensinar o poder da Palavra de Deus;
Mostrar que Deus sempre alcança seu objetivo; e
Acrescentar o desejo da busca do avivamento.

GLOSSÁRIO
Hodierno: Nos dias atuais, hoje em dia;
Impessoal: Que não se refere ou não é dirigido a alguém em especial; e
Libação: Derramamento de um líquido como oferenda a uma divindade.

LEITURAS COMPLEMENTARES
Segunda feira: Gn 12.8
E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao SENHOR, e invocou o nome do SENHOR. 

Terça feira: Gn 28.19
E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz. 

Quarta feira: Js 7.2
Enviando, pois, Josué, de Jericó, alguns homens a Ai, que está junto a Bete-Aven do lado do oriente de Betel, falou-lhes dizendo: Subi, e espiai a terra. Subiram, pois, aqueles homens, e espiaram a Ai. 

Quinta feira:  2 Rs 2.2,3
E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Betel.
Então os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos. 

Sexta feira: Am 7.13
Mas em Betel daqui por diante não profetizes mais, porque é o santuário do rei e casa real. 

Sábado: At. 1-4
E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. 

INTRODUÇÃO
A lição deste Domingo ensinará como a voz de Deus poderá provocar mudanças significativas na conduta do seu povo. Jacó e sua família são ordenados pelo Senhor a um realimento na sua jornada espiritual. Após assumir uma postura de obediência, a família da promessa volta mais uma vez a estar no centro da vontade de Deus.
Deus permitiu o ocorrido com sua filha para que eles voltassem ao curso da sua viagem de volta a berseba, que apartir de então o Senhor o chama novamente a realidade e a sua missão.

1. DEUS FALA COM JACÓ (GN 35.1-15)
Deus disse a Jacó para que ele se aprontasse e fosse para a cidade de Betel e construísse um altar e dedicasse a Ele, lembrando o episódio em que o Senhor apareceu a ele em Betel quando estava fugindo de Esaú. Jacó então reuniu sua família e todos os que estavam com ele e pediu para que se apartassem de toda a idolatria e purificassem as suas vestes. É interessante que todo verdadeiro despertamento começa quando Deus fala conosco (PV 29.18 Aqui, Deus direciona Jacó para um lugar mais seguro, e coloca medo no coração de outras cidades para que elas não o seguissem. (v.1,5) Despertamento começa quando Deus fala conosco (Pv 29.18) Provérbios 29:18 “ Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado.”

1.1.  Despertamento de Jacó
Jeová enunciou uma ordem severa para Jacó prosseguir no seu alvo: Levanta-te, sobe a Betel, e habita ali; faze ali um altar. Betel ficava 310 ms acima de Siquém e estava situada junto à estrada que levava a Jerusalém, Belém e Hebrom. Jacó já se demorara demais em alcançar este santo lugar. Agora ele deveria retornar e adorar ao Senhor novamente naquele lugar, Deus Também quer que nós nos despertemos para fazermos a sua vontade e sua obra.

1.2.  A obediência à voz de Deus (Gn 35.4-8)
O medo de Jacó era desnecessário. Deus tinha feito muitas promessas de proteção e as mantivera com Abraão (12.17; 20.7,17) Isaque (26.6-31) e assim continuaria com jaco (27.41,42; 31; 32.10-32;33.1-17) portanto era de se esperar que Deus continuasse protegendo-o, pois o plano de Deus para Israel teria de ser completado. O povo dos lugares pelos quais eles passaram estavam tão pasmados com o terror de Deus que não molestaram os peregrinos (v. 5). Quando Jacó chegou a Luz, sabia que estava para pisar em terreno santo. Levantou um altar a Jeová e chamou aquele lugar de El-Betel, o Deus da casa de Deus.

1.3.  O despertamento na família
Imediata e obedientemente, Jacó aprontou-se para a viagem a Betel. Primeiro, convocou sua família semi-pagã e ordenou que todos se purificassem (v. 2), abandonando todos os tereipim ou terafins e representações visíveis de deuses estranhos. Então a família de Jacó prosseguiu em sua santa peregrinação a Betel.

2. TIRANDO OS DEUSES ESTRANHOS (GN 35.4)
Antes de ir embora, Jacó volta a entender a construção de sua história com Deus e manda que todos os ídolos sejam retirados do meio de sua Família. Não que necessariamente houvesse idolatria declarada, mas era comum a algumas famílias terem em suas casas objetos que eram mais superstição do que idolatria. Ele manda que se livrem inclusive dos brincos que usavam em suas orelhas. Eram mais que joias ou enfeites, os brincos eram vistos como amuletos de proteção e eram usados também no culto a deuses estrangeiros (Ex 32.2,3).

2.1. Lançando fora os deuses estranhos
Os brincos que as mulheres entregam a Jacó, eram usados na idolatria, era feitos de bronze, ouro, prato madeira ou marfim e eram freqüentemente adornados com pedras preciosas. Aqui eles eram ligados a idolatria, e é por isso que Jacó ordenou que fossem retirados. Por essa razão, eles foram condenados em Is 3.20; Os. 2.13. na idolatria, eram usados como amuletos e talismãs para desviar o mal. No oriente, eles continuam sendo usados por algum propósito nos dias atuais.

2.2. Purificação
A idolatria fora abolida em Israel (v.2; 31.19). a purificação era sempre necessária quando eles iam a Betel, a casa de Deus. Vemos a purificação sendo exigida do povo de Israel na entrada da terra prometida quando Josue no comando chama o povo para a responsabilidade. Josué 3:5 “Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós.” Salmos 119:9 “Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.” I João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.”

2.3. Mudando as vestes
A mudança de vestes fala da santidade que deve haver no servo do Senhor, pois quando estávamos no mundo vivíamos conforme nossos costumes e usávamos o que queríamos, ora para se mostrar, ora para nos identificar com um grupo de pessoas ou tribo. Para nós crentes em Cristo Jesus temos nossas vestes, e elas devem ser santas Apocalipse 3:4,5 “Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.” “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” O vestuário do crente deve ser para glorificar o nome do Senhor em nossas vidas.

3. A TERCEIRA COLUNA LEVANTADA POR JACÓ
Na sua chegada a cidade de Betel a imagem, que se desenha, é de um despertamento coletivo na família de Jacó. O texto diz que assim que Jacó e toda a sua família chegaram à cidade de Luz, que passaria a ser chamada de Betel, ali ele construiu um altar em adoração ao Senhor (Gn 35.6,7). Uma nova etapa sendo construída na família da Aliança.

3.1. Uma coluna de pedras
Devia agora edificar ali um altar, como Abraão o fizera na sua memorável viagem à Palestina. Jacó edificara um massiba, isto é, uma coluna de pedras, depois de sua inesquecível experiência com Jeová, ao fugir para Harã. Esta volta ao lugar santo envolveria uma entrega total de sua vida ao Senhor. Ele negligenciara o altar de Deus. A ênfase espiritual estivera ausente do seu pensamento e vida. Quando Jacó chegou a Luz, sabia que estava para pisar em terreno santo. Levantou um altar a Jeová e chamou aquele lugar de El-Betel, o Deus da casa de Deus.

3.2. Uma libação de azeite
No cap 28.18 Jacó desperta depois de sonhar um sonho em que anjos subiam e desciam e Deus estava no topo da escada. Ele levanta e coloca a pedra que usou como travesseiro e erige como monumento e a ungiu para consagrá-la a Deus como um altar, agora 30 anos mais tarde aproximadamente ele repete esse soto solene no mesmo lugar (35.14) era costume fazer isso quando se comemorava grandes eventos. Êxodo 24:4 “Moisés escreveu todas as palavras do SENHOR, e levantou-se pela manhã de madrugada, e edificou um altar ao pé do monte, e doze monumentos, segundo as doze tribos de Israel;”

3.3. O testemunho do avivamento
Jacó agora feliz por estar na direção do Senhor novamente, e ele renova memorial de sua fé como Deus renovara sua promessa (28.11-22). O testemunho do avivamento tem que ser verdadeiro, e cheio de fé, ao avivar seu povo como prometido Deus estava capacitando para algo muito maior que haveria de acontecer nos últimos dias, a pregação do evangelho. Qual tem sido o seu testemunho sobre o seu avivamento? Deus tem te avivado nesses últimos dias? Ou você está tão preocupado com as coisas seculares que esta se esquecendo de buscar do Senhor a sua vontade? Mateus 6:33 “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Joel 2:28 “E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.” Atos 2:4 “E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”

CONCLUSÃO
Urge em nossos dias a necessidade de um despertamento no seio da Igreja. A Palavra de Deus precisa ser pregada sistematicamente através de nossos meios de comunicação, para que o povo de Deus experimente, a cada dia, a sua vontade na sua peregrinação rumo ao céu.

Fontes:
Bíblia de Estudo – Dake
COMENTÁRIO BÍBLICO MOODY – Genesis
Revista: JACÓ – Editora Betel - 1º Trimestre 2012 – Lição 09.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIÇÃO 09 - AS SETE TAÇAS DA IRA DE DEUS

“o legado de Jesus cristo para sua igreja”

As Sete Promulgações da lei Divina