O Espírito Santo e a Evangelização


Estamos postando aqui a lição dos adolescentes também deste trimestre a pedido de alguns irmãos que ministram para adolescentes.
espero que possa ajudar os queridos professores.

orem por mim para o Senhor nos abençoar na ministração e na preparação destes subsídios.

Revista Adolescer + – Editora Betel
II Trimestre 2012 – O Adolescente e Missões



Lição 03 - 15 de Abril de 2012



Mensagem Valiosa
“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Atos 1:8

Verdade Aplicada

Todo cristão deve ter uma comunhão profunda e intima com o Espírito Santo.

Textos Bíblicos

Jl 2.28 - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
Jl 2.29 - E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
At 13.1 - E NA igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo.
At 13.2 - E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
At 13.3 - Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.
At 13.4 - E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

LEITURAS DIÁRIAS

  • Segunda feira: Sl 51.11
11 - Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
  • Terça feira: Mt 3.11
11 - E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.
  • Quarta feira: Mt 28.19
19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
  • Quinta feira:  Lc 3.22
22 - E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.
  • Sexta feira: Jo 1.33
33 - E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.
  • Sábado: At 2.4
4 - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Introdução
A Bíblia apresenta a poderosa ação do Espírito Santo em diversas situações. No primeiro capitulo de Gênesis, Ele já é mencionado como aquele que “se move sobre as águas”, trazendo luz, reconstruindo, dando sentido e forma ao planeta que estava totalmente desfigurado e caótico, (Gn 1.2). Da mesma forma, imaginemos: Como seria a igreja, sem a presença real do Espírito Santo? Obviamente, sem vida. Sempre que Deus precisou fazer algo extraordinário na Historia, o Espírito Santo entrou em ação e capacitou pessoas escolhidas por Deus tanto para anunciar a Palavra, quanto para realizar milagres! Foi assim na vida dos profetas e na vida de todos aqueles que acreditaram nesse poder. A palavra poder e virtude apresentada em (At 1.8), vem do termo grego “dunamis” e descreve um poder que jamais havia sido provado e experimentado pelos discípulos e por muitos outros. Antes de provar esse poder e virtude, os discípulos eram pessoas medrosas, incrédulas e desistiam facilmente de seus propósitos pessoais bem como os de Deus. Mas, após receberem o revestimento do Espírito Santo no dia de Pentecostes, tornaram-se audaciosos, fervorosos e grandes administradores em favor do Reino de Deus. Jesus os orientou a aguardarem a descida do Espírito Santo, (Lc 24.49), antes de iniciarem a missão de pregar o evangelho em Jerusalém, Judéia, Samaria, e até aos confins da Terra, (At 1.8). Sem a presença real do Espírito Santo essa tarefa seria inviável.
Jesus antes de ser assunto ao céu estabeleceu para a igreja os limites para a evangelização, iniciando por Jerusalém e indo até aos confins da terra. Para o cumprimento dessa ordem, por parte da igreja, Jesus prometeu “a virtude do Espírito Santo”. Sem ela não poderia acontecer à expansão do reino de Deus sobre a terra. Uma vez possuindo o poder, os discípulos saíram a anunciar Jesus, mesmo debaixo de proibição (At 4.17-20), cumprindo assim o plano divino para a igreja.
Jesus conhecia o mundo em que estava plantando sua igreja (Jo 16.33), por isso enfatizou a necessidade do revestimento de poder (Lc 24.49). A experiência do Pentecostes deu aos discípulos uma nova visão da graça e do amor de Deus.
Poder do Grego Dunamis = é dínamo, gerador de energia (1Pe 1.3) poder inerente, poder de reproduzir a si mesmo, como um dínamo.

1.      É Preciso conhecer a palavra

Quando o evangelho chegou aos gentios, os encontrou “sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo” (Ef 2.12). Jesus deu à igreja a incumbência de evangelizar a todos os povos da terra (Mc 16.15), e que em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações. Em todas as coisas Jesus é o nosso exemplo por excelência. Na evangelização tudo o que sabemos e aplicamos aprendemos com ele (At 1.1). O livro de atos dá testemunho deste ministério glorioso (At 10.38). Isto nos ensina que a eficácia da evangelização esta na unção de Deus sobre a nossa vida (1 Jo 2.27). Uma vez revestido de autoridade divina, somos enviados a pregar a palavra do Senhor e anunciar o reino de Deus (Lc 9.1,2; Hb 13.8) hoje ele nos convoca, nos da do seu poder e nos envia a pregar.
A experiência dos discípulos deve animar a Igreja de hoje a fazer o mesmo: Lc 9:6 “E, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte.” Paulo afirma em sua carta I Co 9:16 “Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!” Tudo isso é possível quando a igreja começa no Pentecostes, lugar de avivamento e renovação espiritual (At 2.7,12).
Nenhum trabalho de evangelização tem o efeito desejado se os membros da igreja negligenciarem a leitura da palavra. Ela é o manual do ganhador de almas, lâmpada para os nossos pés e luz para nosso caminho (Sl 119.105). O efeito da Palavra sobre o crente é tal, que o Salmo (1) dedica-se a mostrar as bem-aventuranças para todos que meditam na Lei do Senhor.
Aquele que conhece a palavra de Deus pode sentir-se seguro nas encruzilhadas da vida por causa da orientação que ela dá. (Sl 37:23) “Os passos de um homem bom são confirmados pelo SENHOR, e deleita-se no seu caminho.” Baseada nesta palavra gloriosa, a evangelização se torna eficiente, pois o crente fala daquilo que conhece: At 4:20 “Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido”.

2. Capacitados pelo espírito santo
É importante que cada um que exerça uma atividade profissional possua a capacidade requerida para isto. Assim, também, muito mais, os que querem servir ao Senhor. Enquanto as profissões seculares lidam com coisas visíveis e materiais, o trabalho de evangelização esta ligado a coisas espirituais e invisíveis. Por isso o apostolo Paulo perguntou: II Co 2:16 “Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?” ele mesmo responde , escrevendo: II Co 3:6 “O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.”

Quando alguém quer servir ao Senhor, dois perigos podem aparecer.
  1. A autoconfiança – isto é a confiança da pessoa na sua própria capacidade! E isto é prejudicial, e tem levado muitos, a fragorosa derrota. Moises fracassou na tentativa de libertar Israel, ele, que era instruído em toda ciência do Egito, pensava que os israelitas iriam considerar isto (At 7.22-27)
  2. O complexo de incapacidade e de falta de recursos – este é o segundo perigo, e ele dominou Moises quando Deus o chamou, pois disse: “Quem sou eu?” (Ex 3.11) e pediu que ele enviasse outro (Ex 4.10,13). Foi uma atitude realmente pessimista.
 Deus capacita seus servos através do Espirito Santo mediante três virtudes indispensáveis.

  1. O amor – O Espírito Santo derrama o amor de Deus em nossos corações (Rm 5.5). Aquele que ama a Jesus, ama também aqueles a quem Jesus ama, isto é os pecadores (Mt 11.19). O amor nos constrange (2Co 5.14), razão porque não ficamos detidos por obstáculos. Devemos suportar as fraquezas uns dos outros (1 Co 13.4-8) e não pretendemos recuar (Hb 10.38),
  2. A sabedoria – O Espirito Santo é o Espirito de Sabedoria (Ef 1.17). Ele opera em nós o desejo de em tudo seguirmos a Palavra de Deus. É ele que vivifica a Palavra (Jo 6.63).
  3. O Poder – O Espirito Santo proporciona virtude (At 1.8). Este poder é indispensável para vencer-mos todas as coisas que procuram impedir-nos de servir ao Senhor, sejam elas internas ou externas.
 O apostolo Paulo foi o missionário que mais se destacou, por ter um perfil completo daquele que é chamado por Deus (Fp 3.13). O Espírito Santo sempre atuou na vida deste apostolo, dando-lhe a mais perfeita direção em suas viagens (At 16.6-8). Ter a direção do Espírito caracteriza a chamada de Deus na vida do crente que deseja fazer sua obra (At 14.23-28).
Desde o principio a vontade de Deus é que os povos sejam alcançados com a mensagem de salvação. Para isso ele tem capacitado e enviado todos os que se dispõem a esta grande tarefa (Is 6.8). No antigo testamento Deus comissionou homens para o seu serviço, os quais foram chamados de profetas, eram ungidos: I Rs 19:16 “Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar”. No novo testamento inaugurou a era da igreja (Jo 1.17). Jesus comissionou discípulos e os enviou a pregar sua palavra (Lc 9.2). Uma vez a igreja inaugurada, no dia de Pentecostes, coube a ela anunciar a mensagem salvadora do evangelho. Nossa primeira chamada da parte de Deus foi para salvação (Mt 11.28-30), a segunda chamada, implica em nosso envolvimento com  obra de evangelização (Mt 4.19) seguir após Jesus é uma decisão que deve ser tomada imediatamente.
A pregação da palavra continua sendo o melhor e o único método de todos os tempos. A proclamação da obra consumada por Cristo jamais pode ser substituída por debates ou discussões que não libertam do pecado.
A melhor mensagem é aquela que recebemos do Senhor (1 Co 11.23) “Porque eu recebi do SENHOR o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;” Paulo sabia que sem Jesus nada podia ser feito (Jo 15.5).
Evangelizar sem ter comunhão com Deus é pescar sem resultados (Lc 5.5,6). Paulo sabia desta verdade e iniciou seu ministério buscando a comunhão com o Senhor (At 9.11). A expressão de Paulo aos Corintos revela a maneira como ele evangelizava: (I Co 2:4) “A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;”
O crente é capacitado pelo Espírito Santo para testemunho de Jesus (At 1.8); para falar (Mt 10.19,20); durante toda a vida, não apenas numa ou noutra circunstancia (1Co 2.1-5; 1Ts 1.5). Produz no salvo, ainda, o fruto do Espírito, com vários sabores (Gl 5.22,23; Rm 14.17; 15.13; 5.5)

 3. a dependência do espírito santo na evangelização
Quando Jesus iniciou o seu ministério, ele anunciou o seu programa de ação, e começou dizendo: Lc 4:18 “O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,”. Jesus mostrou assim, que ele precisava do poder do Espírito Santo para cumprir a missão para a qual fora enviado. Se Jesus, como verdadeiro e perfeito homem, precisava do poder do Espírito Santo, muitos mais nós, homens fracos e limitados, temos necessidade de possuir esta unção.
Jesus mesmo experimentou pessoalmente a benção de possuir o poder do Espírito Santo. Ao qual lhe foi dado quando do batismo nas águas por João Batista. (Mt 3.16). E este poder se manifestou continuamente em sua vida (Lc 5.17; 6.19). Quando a mulher doente tocou na orla de sua veste ele disse: Lc 8:46 “E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude.”
Quando Jesus disse: At 1:8 “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” Jesus mostrou assim que o Espírito Santo esta diretamente ligado a evangelização.
  1. Fazendo do crente uma testemunha – pela operação do Espírito Santo, as nossas experiências espirituais se tornam enriquecidas (1Co 1.5), o que nos motiva a testificar como João (1 Jo1.2,3) Pedro também testifico, (2 Pe 1.16). Uma vida vazia e monótona não tem qualquer motivação para testificar.
  2. Testifica a mensagem – o espírito confirma a Palavra de Deus falada por pessoas cheias de poder, despertando, por meio da mensagem inspirada, a consciência dos ouvintes, convencendo-os do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8,9)
  3. Através da operação poderosa do Espírito Santo – o Espírito Santo faz com que a pregação seja acompanhada de manifestações sobrenaturais do poder de Deus
  4. Através da sua obra – O Espírito diz: “Vem! (Ap 22.17). A primeira impressão que alcança o pecador no mundo, antes de ser salvo, é o convite de Deus. Este convite é uma obra do Espírito Santo despertando o pecador, mostrando-lhe que as coisas do mundo não são de valor permanente. II Co 4:4 “nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.”


Conclusão

A Palavra de Deus lista dois fatores que são primordiais na obra missionária e que fazem parte do ministério do Espírito Santo: o convencimento, (Jo 16.8-11) e a orientação, (Rm 8.14), Através do convencimento, a pessoa se torna consciente de sua condição de pecador. Então, ao arrepender-se, alcança a Salvação. Em seguida, o Espírito Santo, encarrega-se de orientar a vida do justo em todos os aspectos. Ele é o guia que direciona a vida secular e espiritual do crente, ajudando-o a discernir a vontade de Deus. Somente revestidos pelo poder do Espírito Santo e na total dependência dEle, podemos nos tornar novas criaturas e sermos capacitados à evangelizar a todos.


Fontes:
Bíblia de Estudo Dake – Atos
Revista: Maturidade Cristã –Editora CPAD – 2º Trimestre 1986
Revista: adolescer + – Editora Betel - 2º Trimestre 2012 – Lição 03

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIÇÃO 09 - AS SETE TAÇAS DA IRA DE DEUS

As Sete Promulgações da lei Divina

“o legado de Jesus cristo para sua igreja”